Logo Folha de Pernambuco

Eliminatórias da Copa

Invicto, Brasil encara primeira prova de fogo, nesta terça, contra Uruguai

Com nove pontos, Seleção lidera as Eliminatórias Sul-americanas e tem jogo duro em Montevidéu

Artilheiro do Brasil com três gols, Firmino estará em campo diante do UruguaiArtilheiro do Brasil com três gols, Firmino estará em campo diante do Uruguai - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil volta a entrar em campo pelas Eliminatórias Sul-americanas na noite desta terça-feira (17). Diante do Uruguai, às 20h, no Centenário, em Montevidéu, Tite e companhia terão a primeira prova de fogo na quarta rodada do torneio. Após vencer Bolívia, Peru e Venezuela, a Seleção Brasileira encara uma das principais forças do continente buscando manter uma invencibilidade longa na América do Sul. Já são 20 jogos sem derrota na competição que dá vaga à Copa do Mundo. A última vez que a Seleção saiu derrotada foi no dia 8 de outubro de 2015. Na ocasião, o time verde-amarelo estreava no certame que levava ao Mundial da Rússia e perdeu pelo placar de 2x0, ainda sob o comando de Dunga, em Santiago. Enquanto a Pentacampeã lidera a atual edição com nove pontos, a Celeste ocupa a quarta posição com três pontos a menos.  

Para seguir 100% no continente, os comandados de Tite terão que melhorar a performance dentro de campo. Diante da Venezuela, muito se questionou sobre o pobre repertório de jogadas da Seleção contra um dos times mais fracos das Eliminatórias. Segundo o técnico, ante o Uruguai o Brasil encontrará mais espaços para levar perigo ao gol celeste. "Jogar contra a Venezuela na sua casa é uma proposta do adversário, jogar contra o Uruguai na casa deles é outra proposta. Seremos mais exigidos defensivamente do que fomos contra a Venezuela, e paralelamente teremos mais espaço para criações ofensivas. São estratégias, formas e ideias de um futebol diferente de um jogo para outro", detalhou o comandante. 

A expectativa é que Tite repita a formação que venceu a Venezuela. A dúvida fica por conta do volante Allan, com dores musculares. Caso o atleta do Everton não possa entrar em campo, Arthur será o substituto na cabeça de área. Seja por lesões ou por confirmações de casos de Covid-19, o treinador brasileiro não poderá contar com alguns jogadores que sempre foram titulares sob seu comando, como Casemiro, Coutinho e Neymar. No final de semana, durante o treino preparatório para a partida, Pedro foi cortado por lesão muscular e Thiago Galhardo convocado para lhe substituir. Além disso, Guilherme Arana, lateral-esquerdo do Atlético/MG foi chamado para eventual corte de Alex Telles, que vinha testando positivo para o novo coronavírus nos últimos dias. Entretanto, nessa segunda, o último exame feito pelo jogador do Manchester United deu negativo e ele poderá reforçar a equipe, em Montevidéu. 

Se o Brasil não poderá contar com seu principal astro, o técnico Óscar Tabárez não terá Suárez à disposição. O atacante do Atlético de Madrid testou positivo para Covid-19 e está fora da partida. Além do camisa 9, o lateral-esquerdo Matias Viña, do Palmeiras, também foi diagnosticado com o vírus e não estará em campo. Os substitutos devem ser Darwin Núñez e Oliveros, respectivamente. Na frente, sem 'El Pistolero', Cavani passa a ser a esperança de gols. 

Ficha técnica

Uruguai
Campaña; Cáceres, Giménez, Godín e Oliveros; Bentancur, Torreira, De La Cruz e Nández; Darwin Núñez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

Brasil
Ederson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Allan (Arthur), Douglas Luiz e Everton Ribeiro; Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Richarlison. Técnico: Tite.

Estádio: Centenário (Montevidéu/URU)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
Árbitro de vídeo: Cristian Garay (CHI)
Transmissão: EI Plus e Guigo TV

Campanha
Uma das patrocinadoras da Seleção Brasileira, a GOL Linhas Aéreas vai doar 22 exames (em alusão à quantidade de jogadores em campo) do tipo PSA, específico para rastreio do câncer de próstata, a cada gol feito pelo time canarinho. A ação integra a campanha "Se dê um tempo", criada para alertar sobre o Novembro Azul. Os testes, concedidos pelos laboratórios da Dasa, vão atender à instituição Marque esse Gol, projeto que, desde 2015, mobiliza a comunidade do futebol para ações de prevenção e conscientização sobre o câncer. 

Veja também

Vini Jr perde pênalti e Brasil fica no empate com a Venezuela pelas Eliminatórias
Eliminatórias

Vini Jr perde pênalti e Brasil fica no empate com a Venezuela pelas Eliminatórias

Conheça trajetória de casal de lutadores que pretende fazer história no Jungle Fight 132
MMA

Conheça trajetória de casal de lutadores que pretende fazer história no Jungle Fight 132

Newsletter