Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Invicto em casa e sem perder há cinco jogos: Tombense é adversário do Náutico pela Série B 2022

Mineiros estão brigando pelo G4, enquanto o Timbu está na zona de rebaixamento

Lucas Perri, goleiro do NáuticoLucas Perri, goleiro do Náutico - Foto: Tiago Caldas/CNC

Leia também

• Roberto diz que Náutico precisa resgatar força dos Aflitos na Série B

• "Mereço segunda chance", diz Thiago Ennes em retorno ao Náutico

• Série B: Náutico tem metade dos gols feitos e mais do dobro de sofridos em comparação com 2021

Para quem briga contra o rebaixamento, não tem jogo fácil. E quando o adversário do dia é um time que está invicto há cinco rodadas (quatro vitórias e um empate) e não perdeu uma partida sequer jogando em casa na Série B do Campeonato Brasileiro? A missão do Náutico, neste domingo (26), perante o Tombense, no Soares de Azevedo, é frear o bom momento dos mineiros e sair da zona de rebaixamento. 

Mesmo aprovando a postura do Náutico no esquema de 3-5-2, utilizado diante do Sport, nos Aflitos, na rodada passada da Série B, o técnico Roberto Fernandes não crava a repetição do modelo para o duelo desta manhã, em Tombos. O motivo é o mesmo que tem incomodado o treinador desde que ele desembarcou nos Aflitos: os desfalques.

Contra o Tombense, o Náutico não terá o zagueiro Carlão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o atacante Kieza, vetado por lesão muscular. O volante Rhaldney também é dúvida, mas por envolver uma questão contratual, já que o jogador só tem vínculo com os alvirrubros até o fim do ano, mas pode assinar com outra equipe a partir de julho. Estima-se que o atleta assinará com o Qarabağ FK, do Azerbaijão.

“Só não vou manter o sistema se não tiver reposição dentro do elenco. Perdi Carlão, por exemplo. Tem o retorno de Wellington, mas são jogadores de características diferentes. Os dois últimos treinos definirão se eu terei apenas essa substituição (um zagueiro por outro) ou se precisarei voltar com a linha de quatro”, explicou, citando o regresso do defensor, que cumpriu suspensão automática no jogo passado.

Opções táticas

Para manter o 3-5-2, a solução mais básica seria acionar Wellington na vaga de Carlão, fechando a zaga com João Paulo e Bruno Bispo. No posto de Kieza, lesionado, Amarildo é o mais cotado para ser titular. Se Rhaldney não jogar, Djavan ou Thassio podem pintar como soluções. 

Caso Roberto retorne à linha de quatro defensiva, João e Bruno formariam a zaga, com Victor Ferraz voltando à lateral direita e Júnior Tavares podendo ficar na esquerda. Rhaldney (ou Djavan), Ralph, Richard Franco, Jean Carlos, Pedro Vítor e Amarildo completariam o time.

Tabu em jogo

Sexto melhor visitante da Série B, com duas vitórias, um empate e três derrotas (aproveitamento de 38,8%), o Náutico terá pela frente uma equipe que ainda não perdeu jogando como mandante no torneio. O Tombense tem três vitórias e quatro empates (61,9%). O tropeço mais recente dos mineiros em casa foi pela Copa do Brasil, por 2x0, contra o Ceará.

Ficha técnica

Tombense

Felipe Garcia; David, Joseph, Roger e Manoel; Zé Ricardo, Rodrigo e Jean Lucas; Renatinho, Keké e Everton. Técnico: Bruno Pivetti

Náutico

Lucas Perri; João Paulo, Bruno Bispo, Wellington; Thassio, Ralph, Richard Franco, Victor Ferraz, Jean Carlos e Pedro Vítor; Amarildo. Técnico: Roberto Fernandes

Local: Soares de Azevedo (Muriaé/MG)
Horário: 11h
Árbitro: Leonardo Willers Lorenzatto (MT) . Assistentes: Fabio Rodrigo Rubinho e Fernanda Kruger (ambos do MT)
VAR: Leone Carvalho Rocha (GO)
Transmissão: Premiere FC

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter