Logo Folha de Pernambuco

Um contra um

Irmão de Lucas Paquetá larga futebol após disputar Série B em 2022 e se dedica ao X1

Matheus Paquetá jogou pela Tombense no ano passado, mas preferiu trocar de modalidade dentro do esporte

Matheus e Lucas Paquetá Matheus e Lucas Paquetá  - Foto: Reprodução/Instagram/@matheuspaqueta

Matheus Paquetá, irmão de Lucas, meio-campista do West Ham e da Seleção Brasileira, abriu mão de sua carreira no futebol de campo para se dedicar a uma nova modalidade: o X1. O carioca de 28 anos, que disputou a série B no ano passado pela Tombense, vai continuar vivendo do esporte, mas em um jogo de futebol society com apenas um jogador de linha e um goleiro em cada time.

A modalidade X1 prioriza o talento e a habilidade individual do atleta e lembra muito o velho futebol de rua, com dribles, criatividade, fantasia e confrontos mano a mano. Esses fatores chamaram a atenção de Matheus, que preferiu largar o futebol e focar 100% nesta categoria.

"No campo eu jogava de atacante pelos lados, me ajudou demais na parte ofensiva, onde exige a mudança de direção e para finalizar. A dificuldade no X1 veio na marcação, tenho que trabalhar isso diariamente, e também a utilização dos braços, pois no campo sempre é considerado falta, mas no X1 é muito comum isso, deixam o jogo correr mais nesta modalidade", analisa Matheus Paquetá.

Matheus, inclusive, já venceu um campeonato mundial de X1 representando o Brasil, na cidade de Puebla, no México. Agora, o irmão de Lucas Paquetá vai atrás de seu maior objetivo, o cinturão da X1 Brazil. A competição, que será disputada no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, é inspirada nos moldes do UFC e possui card de confrontos, cinturão, ranking, evento de encaradas e provocações.

"Representar o Brasil sempre será uma grande responsabilidade, uma oportunidade única que a X1 Brazil nos proporcionou, ajudamos o Brasil a ser o maior do X1 e agora estamos no topo do mundo — afirmou Matheus, que completou: "O cinturão da X1 Brazil é o objeto de desejo, temos um projeto novo e estamos subindo um degrau de cada vez, mas vamos buscar, sim, o cinturão para a Paquetá Sports. Aqui enfrentamos qualquer um e se tornar o número um da modalidade seria um grande espetáculo".

Veja também

STF forma maioria para manter prisão de Robinho
justiça

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Newsletter