Italo Ferreira e Gabriel Medina são eliminados em etapa da WSL no México
Atual campeão olímpico e mundial foi surpreendido pelo jovem Mateus Herdy
O potiguar Italo Ferreira, que conquistou recentemente a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi eliminado pelo catarinense Mateus Herdy, nesta quinta-feira (12), nas quartas de final do Corona Open Mexico, evento que vale pela sétima etapa do Circuito Mundial de Surfe.
Herdy, que não faz parte do elenco que compete a divisão de elite da Liga Mundial de Surfe (WSL), foi convidado para etapa e acabou surpreendendo.
Tanto Italo Ferreira quanto Mateus Herdy mostraram um surfe muito agressivo logo de cara, aproveitando as primeiras ondas e somando boas notas nos primeiros minutos da bateria. Italo com um 6.83 e Mateus com um 6.50.
O atual campeão olímpico e mundial mostrou um repertório de manobras variado e evitou dar aéreos, sua especialidade, focando nas manobras fortes como cutbacks, rasgadas e batidas, aproveitando todo o cumprimento das ondas e, logo na segunda onda, fez uma ótima nota, tirando um 8.83 e totalizando 15.43.
Leia também
• Câmara quer debater melhorias no surfe e skate com Rayssa, Italo e Kelvin Hoefler
• Gabriel Medina vai perder etapa do Mundial de Surfe por não ter se vacinado
• Primeira medalhista do surfe feminino dançou com o marido pelo telefone antes da final
Herdy não se intimidou de enfrentar Italo Ferreira e deu respostas imediatas durante toda a bateria, carregando nos aéreos, mas sem aproveitar o comprimento das ondas, ficando sempre atrás de Italo na pontuação.
Os surfistas adotaram estratégias diferentes para a bateria, com Italo apostando em um surfe mais pesado e agressivo, enquanto Herdy trabalhava mais os aéreos, mas sem fazer ondas com manobas conectadas e seqüências.
A bateria entre os brasileiros foi apertada, mas com Italo aproveitando bem o tempo e conduzindo o ritmo do surfe, mantendo Mateus Herdy atrás das notas na maior parte do tempo.
Mesmo assim, faltando menos de cinco minutos para o final, Herdy fez uma onda espetacular com aéreos, batidas intensas, rasgadas e uma ótima finalização, tirando um 9.27, virando a bateria e totalizando 16.54
Com menos de dois minutos no relógio e precisando de um 8, Italo não conseguiu uma boa onda e foi eliminado pelo novato. Mateus Herdy vai enfrentar nas semifinais o australiano Jack Robinson, que eliminou o português Frederico Morais nas quartas de final.
O duelo entre Herdy e Italo fechou o dia de competições na etapa, que teve o líder do ranking mundial, Gabriel Medina, eliminado pelo também brasileiro Deivid Silva em outra bateria intensa e emocionante até o final.
Deivid Silva somou 15.34 (8.67 e 6.67) pontos, contra 13.14 de Medina, que, apesar do resultado, tem a primeira colocação do ranking assegurada para as finais do Mundial, que acontecem em setembro, em Trestles, na Califórnia.
Com a ida às semifinais, Deivid Silva consegue seu melhor resultado no circuito mundial. Ele, inclusive, já está garantido na divisão de elite para a próxima temporada. Nas semifinais, enfrentará na semifinal o italiano Leonardo Fioravanti.
A etapa do México será a última do Mundial antes das finais, uma vez que o evento do Taiti foi cancelado pela WSL depois de a Polinésia Francesa anunciar estado de emergência por conta da pandemia da Covid-19.