Logo Folha de Pernambuco

Esportes

Italo Ferreira e Rayssa Leal entre indicados ao Laureus

Campeão mundial de surfe e vice campeã mundial de skate street, brasileiros concorrem a Atleta de Ação do Ano

Rayssa Leal, skatistaRayssa Leal, skatista - Foto: Reprodução/Instagram

O Brasil terá três representantes na edição deste ano do Laureus, prêmio considerado o Oscar do universo esportivo, que tem cerimônia marcada para o dia 17 de fevereiro, em Berlim, na Alemanha. O atual campeão mundial de surfe Italo Ferreira, natural de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, e a jovem Rayssa Leal, vice-campeã mundial de skate street com apenas 11 anos, um prodígio da modalidade, natural de Imperatriz, no Maranhão, concorrem na categoria Atleta de Ação do Ano. Já a Chapecoense aparece entre os indicados ao momento esportivo mais inspirador das últimas duas décadas.

Competindo entre si, Italo e Rayssa têm ainda os norte-americanos Carissa Moore (surfe), Chloe Kim (snowboard) e Nyjah Huston (skate), além do canadense Mark McMorris (snowboard) como adversários. Eles repetem a presença brasileira na edição do Laureus do ano passado, quando os surfistas Gabriel Medina e Maya Gabeira competiram na mesma categoria, mas foram derrotados pela snowboarder norte-americana Chloe Kim. Os indicados foram escolhidos por um colegiado composto por mais de mil participantes da mídia esportiva internacional, além de membros da Academia Laureus World Sports.

Leia também:
Djokovic leva Laureus pela 4ª vez e iguala Usain Bolt
Despedida de Massa da F-1 é pré-candidata ao Laureus


A Chapecoense, por sua vez, é a única representante brasileira em uma categoria que terá o campeão definido pela opinião popular (acesse aqui). Denominada Momento Esportivo 2000-2020, a categoria é uma edição especial pelo aniversário de duas décadas do evento e conta com 20 indicados, justamente os campeões de todas as edições do Prêmio Laureus. A Chapecoense foi vencedora em 2018.

As categorias principais estão recheadas de nomes de peso internacionalmente. Entre as candidatas a melhor atleta do ano, aparecem as norte-americanas Megan Rapinoe (futebol feminino), Alysson Felix (atletismo), Mikaela Shiffrin (esqui) e Simone Biles (ginástica artística), além da japonesa Naomi Osaka (tênis) e da jamaicana Selly-Ann Fraser-Pryce (atletismo). No masculino, a disputa é entre o britânico Lewis Hamilton (F-1), os espanhóis Rafael Nadal (tênis) e Marc Márquez (motovelocidade), o futebolista Lionel Messi (Argentina), o queniano Eliu Kipchoge (maratona) e o norte-americano Tiger Woods (golf).

Os vencedores do Laureus serão definidos através dos votos de 68 membros da Academia e se tornarão conhecidos no dia 17 de fevereiro, durante cerimônia em Berlim, na Alemanha.

Indicados 


Atleta Masculino do Ano
Rafael Nadal (Espanha/Tênis)
Marc Márquez (Espanha/MotoGP)
Lionel Messi (Argentina/Futebol)
Lewis Hamilton (Reino Unido/Fórmula 1)
Eliud Kipchoge (Etiópia/Atletismo)
Tiger Woods (EUA/Golfe)

Atleta Feminina do Ano
Megan Rapinoe (EUA/Futebol)
Simone Biles (EUA/Ginástica artística)
Allyson Felix (EUA/Atletismo)
Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica/Atletismo)
Naomi Osaka (Japão/Tênis)
Mikaela Shiffrin (EUA/Esqui)

Atleta de Ação
Italo Ferreira (Brasil/Surfe)
Carissa Moore (EUA/Surfe)
Chloe Kim (EUA/Snowboard)
Rayssa Leal (Brasil/Skate)
Nyjah Huston (EUA/Skate)
Mark McMorris (Canadá/Snowboard)

Time do Ano
Seleção feminina de futebol dos EUA
Liverpool (Futebol)
Mercedes (Fórmula 1)
Seleção de rugby da África do Sul
Toronto Raptors (NBA)
Seleção masculina de basquete da Espanha

Revelação do Ano
Coco Gauff (EUA/Tênis)
Bianca Andreescu (Canadá/Tênis)
Egan Bernal (Colômbia/Ciclismo)

Veja também

Newsletter