Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Jair Ventura completa um turno à frente do Sport

Treinador teve bom início, mas os últimos resultados deixaram o clube próximo da zona de rebaixamento da Série A

Jair Ventura, técnico do SportJair Ventura, técnico do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Toda troca de técnico gera uma expectativa alta em qualquer que seja o clube. No Sport, com a chegada de Jair Ventura, não foi diferente. Com um turno completo à frente do time, desde sua estreia no comando, a equipe chegou a brigar pelo G-4 do Brasileiro ao ocupar a sexta colocação, mas viu o desempenho cair e agora luta para não entrar na zona de rebaixamento da competição. Atualmente, o Sport está na 16ª colocação com 25 pontos, um a mais que o Vasco, clube que abre o Z-4. 

Jair Ventura foi anunciado pelo Sport no dia 24 de agosto. Na ocasião, dirigido por Daniel Paulista, o time havia conquistado apenas quatro pontos em cinco jogos e ocupava a 17ª posição. Além disso, vinha de eliminações precoces na Copa do Brasil e no Estadual, além de cair nas quartas da Copa do Nordeste para o Fortaleza. Na estreia do atual treinador, ante o Coritiba, derrota por 1x0, no Couto Pereira, após falha de Maílson. 

A partir daí, o Leão deu início à sua melhor fase dentro do campeonato, dando o pontapé na era do "Venturismo". Em uma sequência de sete jogos, venceu cinco, empatou um e perdeu outro. Entre os bons resultados, vitórias fora de casa contra Grêmio e Bahia, além de um resultado de igualdade frente o Palmeiras, em São Paulo. Na Ilha, passou por Goiás, Fluminense e Corinthians. Resultados que fizeram o torcedor rubro-negro sonhar com um campeonato de estabilidade, uma vez que o clube chegou a ficar na 6ª colocação, próximo dos líderes. 

Outro ponto importante desde a chegada de Jair, foi dar confiança a alguns nomes do elenco. Como o goleiro Luan Polli, o meia Lucas Mugni e o atacante Leandro Barcia. Somado a isso, recuperou Marcão, que estava encostado com Daniel Paulista. O volante virou titular com o técnico. 

Passado o triunfo diante do Bahia, em Salvador, que fez o Sport chegar aos 20 pontos, Jair e companhia foram ao Rio de Janeiro, onde visitaram o Flamengo, no Maracanã. Depois de um primeiro tempo equilibrado, o atual campeão brasileiro foi amplamente superior na etapa final e saiu de campo com um resultado de 3x0. Desde então, dois meses se passaram e o desempenho do time nunca mais foi o das sete rodadas iniciais do trabalho. De lá para cá, outros dez jogos passaram e o clube da Praça da Bandeira ganhou apenas um - do Athletico/PR, no Recife, por 1x0. Ademais, perdeu para Botafogo, Vasco e Atlético/GO dentro da Ilha. Equipes que disputam, hoje, o mesmo campeonato do Leão. Nomes como Thiago Neves e Hernane não têm conseguido ajudar o clube a sair desta situação. Enquanto o meia pouco tem produzido ofensivamente, o atacante só marcou dois gols em 17 jogos, e não foi relacionado para as duas últimas partidas.

Sob o comando do Leão, Ventura tem um aproveitamento de 36,8% dos pontos conquistados. Agora, o treinador terá mais uma vez o Coritiba pela frente. Diferente do primeiro turno, a expectativa é da conquista dos três pontos para iniciar mais uma reação no campeonato.

 

Veja também

Newsletter