Jarry, Medvedev e Sinner vão às quartas de final do Masters 1000 de Miami
Na próxima fase, tenistas chileno e russo vão se enfrentar
O tenista chileno Nicolás Jarry derrotou nesta terça-feira (26) o norueguês Casper Ruud e avançou às quartas de final do Masters 1000 de Miami, para onde também se classificaram os últimos finalistas do torneio, Daniil Medvedev e Jannik Sinner.
Jarry (22º cabeça-de-chave) venceu Ruud (7º) com parciais de 7-6 (7/3) e 6-3 para chegar pela segunda vez às quartas de final de um Masters 1000 em sua carreira, depois de Xangai em 2023.
O jogador de Santiago superou Ruud, vice-campeão do torneio em 2022, com sua abordagem ofensiva, acumulando até 37 winners e apenas cinco erros não forçados.
Desta forma, o tenista se tornou o terceiro chileno a chegar às quartas de final de Miami, depois de Marcelo Ríos e Fernando González (este último em 2004).
"Estou muito feliz, foi um grande jogo hoje", disse Jarry, que contou com grande apoio dos torcedores chilenos.
Leia também
• Swiatek e Gauff caem nas oitavas e estão fora do Masters 1000 de Miami
• Alcaraz passa bem por Monfils e continua firme na busca pelo 2º título em Miami
• Com apoio da torcida brasileira, Thiago Wild derrota Taylor Fritz no Masters 1000 de Miami
"Fui muito forte mentalmente, aguentando as condições, tudo que o Casper me propôs", explicou. "Acabei jogando muito bem, muito forte atrás da quadra e sempre tentando atacar. Estou feliz por continuar avançando".
Em sua trajetória, Jarry disputou no sábado o segundo duelo mais longo da história do torneio (três horas e 36 minutos) contra o britânico Jack Draper, a quem derrotou em três sets após sobreviver a dois match points.
O chileno teve um início de temporada irregular, com eliminações precoces no Aberto da Austrália e no Indian Wells, mas com momentos brilhantes como o desta terça-feira ou a vitória sobre o espanhol Carlos Alcaraz, em fevereiro, em Buenos Aires.
Duro desafio contra Mevdevev
Seu próximo obstáculo rumo às primeiras semifinais de um Masters 1000 será Daniil Mevdevev, atual campeão em Miami.
O russo, terceiro cabeça-de-chave desta edição, derrotou nesta terça-feira o alemão Dominik Koepfer por 7-6 (7/5) e 6-0 em duelo em que foi melhorando seu rendimento até vencer com tranquilidade.
Medvedev, vice-campeão este mês em Indian Wells, teve um início complicado com vários erros não forçados no primeiro set, no qual perdeu por 4 a 0 no 'tiebreak'.
O russo superou a desvantagem e, diante do abalado Koepfer, venceu os demais games da partida.
"Às vezes acontece, quando você perde o primeiro set do jeito que ele perdeu, quando os pontos são tão difíceis, a energia diminui", declarou Medvedev ao justificar seu 'passeio' no segundo set.
O italiano Jannik Sinner, que perdeu para Medvedev na final de 2023, também avançou às oitavas, com uma vitória sobre o australiano Christopher O'Connell por 6-4 e 6-3.
O segundo cabeça-de-chave demorou a entrar no ritmo e precisou de quase duas horas para eliminar O'Connell, número 66 do ranking mundial, e enfrentar o tcheco Tomás Machác (60º) nas quartas de final.
Um fato que despertou risos ocorreu durante o segundo set quando Sinner, tentando devolver um saque de O'Connell, mandou a bola para a primeira fileira da arquibancada, onde atingiu seu fisioterapeuta na virilha.
"A bola foi direto nele, numa parte muito importante para o ser humano. Estou com pena dele, mas espero que tudo fique bem", disse Sinner depois, com um sorriso.
O astro italiano de 22 anos avançou às quartas de final pela quarta vez consecutiva em Miami, onde perdeu as finais de 2021 e 2023.
O vencedor do último Aberto da Austrália começou o ano com 19 vitórias e uma única derrota sofrida nas semifinais de Indian Wells contra Alcaraz.
O espanhol busca sua vaga nas quartas de final nesta terça-feira contra outro italiano, Lorenzo Musetti, a caminho da 'Sunshine Double', como é conhecida a dobradinha consecutiva de títulos em Indian Wells e Miami.