Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Jean Carlos x Thiago Neves: disputa no setor de criação no Clássico dos Clássicos

Meias não vivem grande momento na temporada, mas têm qualidade para decidir final do Campeonato Pernambucano 2021

Jean Carlos, meia do NáuticoJean Carlos, meia do Náutico - Foto: Caio Falcão/CNC/Divulgação

Jean Carlos, do Náutico, e Thiago Neves, do Sport. Meias canhotos, importantes na bola parada e responsáveis pela criação de jogadas para os atacantes. Dos pés deles podem sair assistências e gols decisivos. A dupla já viveu momentos importantes, mas ainda não brilhou no Campeonato Pernambucano 2021. A última oportunidade é neste domingo, nos Aflitos, no Clássico dos Clássicos que vale a taça do Estadual. 

O camisa 10 do Náutico vive uma temporada atípica. Acostumado a ser a principal peça do Náutico nos últimos dois anos, com presença em praticamente todos os gols marcados pelo time, Jean está tímido em 2021. Marcou apenas duas vezes no começo do campeonato e já acumula um jejum de cinco partidas sem bolas na rede.

O meia já declarou que não se sente pressionado pelo baixo número de gols, mas é inegável que uma das imagens que ficou na mente dos alvirrubros foi a chance desperdiçada pelo meia no jogo de ida da final, empatado em 1x1. Ou o contra-ataque em que teve a possibilidade de finalizar ou servir um companheiro, mas foi travado por Sander. Lances atípicos para a qualidade do jogador.

A inspiração de Jean pode ser justamente um Clássico dos Clássicos em que ele brilhou. No ano passado, pela Copa do Nordeste, ele marcou um golaço de fora da área na vitória do Náutico por 2x0. Tudo isso no dia do aniversário do meia. Lembrança que pode inspirar o camisa 10 no domingo.

 

Thiago Neves contra o Náutico, na Arena

Pelo lado rubro-negro, ainda não se sabe ao certo se o principal articulador da equipe estará entre os titulares. Aliás, a cena tem sido pouco comum nestes primeiros meses de competições. Thiago Neves participou de apenas três encontros com a camisa rubro-negra no Estadual - seis ao longo da temporada, contando com a Copa do Nordeste. Autor de um gol, o meia vinha sofrendo com dores musculares, desde o início de abril. No primeiro jogo da decisão, foi acionado na metade da etapa complementar, após 40 dias sem atuar. 

Sua participação no domingo, nos Aflitos, dependerá de sua evolução física apresentada durante a semana. Segundo Umberto Louzer, a intenção da comissão técnica é usar o camisa 30 de forma gradual, visando a disputa do Campeonato Brasileiro. Com 334 minutos jogados na temporada, dificilmente o jogador de 36 anos atuará os 90 minutos na final do Estadual. Porém, como o treinador leonino tem se mostrado insatisfeito com a produção ofensiva de sua equipe, principalmente nos últimos dois compromissos, Thiago Neves deverá ter papel fundamental ante o Timbu, seja iniciando como titular ou saindo do banco de reservas.

Veja também

Newsletter