Jenni Hermoso, que foi beijada à força na Copa, volta a ser convocada para seleção da Espanha
Jogadora sofreu assédio do cartola Luis Rubiales, então presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), durante a entrega das medalhas
A volta de Jenni Hermoso, após o escândalo do beijo forçado de que foi vítima, é a grande novidade da Espanha para os jogos da Liga das Nações contra Suíça e Itália na lista divulgada nesta quarta-feira (18) pela Federação de Futebol do país.
A jogadora do Pachuca, do México, retorna a La Roja pela primeira vez desde que disputou a final da Copa do Mundo na Austrália e na Nova Zelândia, que a Espanha venceu por 1 a 0 contra a Inglaterra.
Hermoso não havia sido incluída na lista anterior da técnica Montse Tomé, que justificou a decisão de não chamá-la como “a melhor forma de protegê-la” em meio à polêmica sobre o beijo forçado.
Na cerimônia de entrega de medalhas da Copa do Mundo na Austrália, o ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales beijou Hermoso na boca, causando um grande escândalo.
Leia também
• Jenni Hermoso quebra silêncio após Caso Rubiales: "Sofremos além da conta em um momento histórico"
• Juiz do 'caso Rubiales' convoca técnico da seleção masculina da Espanha como testemunha
• Alexia Putellas e outras jogadoras depõem no caso contra Rubiales
Esta ação de Rubiales, que defende ter sido um beijo consensual, provocou uma postura dos jogadores de futebol espanhóis em defesa do companheiro e para pedir mudanças na RFEF.
Hermoso regressa na primeira convocatória depois de na janela internacional anterior os jogadores espanhóis terem chegado a um acordo com a RFEF e o Conselho Superior do Desporto que se traduziu, para já, na destituição de vários cargos federativos.
Ao lado de Jenni Hermoso, também voltam à lista as campeãs mundiais Esther González, Ivana Andrés e Salma Paralluelo, após superarem as lesões que as impediram de comparecer à convocatória anterior.
A Espanha, que lidera o grupo 4 da Liga A da Liga das Nações, enfrenta a Itália no dia 27 de outubro, em Salerno, e a Suíça, no dia 31 do mesmo mês, em Zurique.