assédio

Jenni Hermoso quebra silêncio após Caso Rubiales: "Sofremos além da conta em um momento histórico"

Jogadora campeã do mundo foi beijada à força pelo então presidente da federação espanhola de futebol durante celebração da conquista do título na Austrália

Hermoso discursa durante homenagem no MéxicoHermoso discursa durante homenagem no México - Foto: Divulgação

Campeã do mundo com a seleção da Espanha, Jenni Hermoso quebrou o silêncio público após o Caso Rubiales — a jogadora foi beijada à força pelo então presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, durante a comemoração pelo título na Austrália. Sem citar diretamente o episódio, ela discursou durante a cerimônia que incluiu 18 novos nomes no Hall da Fama do Pachuca, clube mexicano que defende desde 2022.

A jogadora de 33 anos argumentou que, ao ganhar o título mundial, a seleção espanhola se tornou "uma das melhores equipes da História", mas que "conseguiu algo muito mais humano, transcendental". Disse ainda que a conquista era "a única forma de sermos escutadas, respeitadas e valorizadas".

O ciclo que culminou na Copa do Mundo foi marcado também por problemas de relacionamento entre as atletas e o técnico Jorge Vilda. Diversas jogadoras se afastaram da equipe nacional (algumas voltaram atrás) como forma de protesto pelo que consideravam uma cultura abusiva de trabalho. Ele foi demitido em setembro e substituído por Montse Tomé, assistente na antiga comissão e que se tornou a primeira mulher a treinar a seleção feminina da Espanha.

No discurso, Jenni afirmou que está segura de que "milhões de meninas ao redor do mundo se sentiram identificadas e protegidas por este grupo de jogadoras valentes, comprometidas e honradas". E que "nós sacrificamos algumas alegrias e celebrações" e "sofremos além da conta em um momento histórico"

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter