Logo Folha de Pernambuco
VELOCIDADE

Jogada de João Fonseca faz bola viajar tão rápido quanto carro 1.6 em velocidade máxima

Brasileiro venceu mais uma neste sábado, pelo Miami Open

João Fonseca em ação contra Learner Tien João Fonseca em ação contra Learner Tien  - Foto: Rich Storry / Getty Images via AFP

É um pássaro? É um avião? Não, é apenas o jovem tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos, fazendo a bola atingir 181 km/h. A marca, alcançada com um forehand — um dos golpes mais utilizados no tênis, em que se bate na bola com a mão que segura a raquete —, foi alcançada neste sábado, no Miami Open, em duelo contra o francês Ugo Humbert.

A medida é equivalente à velocidade máxima alcançada, por exemplo, por um carro.

O Gol 2023, modelo 1.6, chega até os 182 km/h. No entanto, o modelo 1.0 fica atrás de João, chegado apenas a 167 km/h. Já a Uno consegue chegar até os 177 km/h nos modelos Way 1.3 e Sporting 1.3. O clássico fusca também fica para trás, já que os modelos antigos podem chegar a 110 ou 130 km/h.

Os 181 km/h são os mesmos alcançados por João no Australian Open, forehand mais rápido da competição.

Como foi a vitória contra Ugo Humbert?
O brasileiro João Fonseca venceu mais uma no Masters 1000 de Miami, na noite deste sábado, na quadra central do Hard Rock Stadium, e avançou de fase. O jovem tenista superou o francês Ugo Humbert, top-20 do ranking da ATP, por 2 sets a 0, parciais 6/4 e 6/3, e agora aguarda o vencedor do confronto entre o australiano Alex de Minaur e o chinês Bu Yunchaokete.

Na primeira rodada do Masters 1000 dos Estados Unidos, João Fonseca venceu o americano Learner Tien, por 2 sets a 1, parciais 6/7 (1), 6/3 e 6/4. Agora, o brasileiro derrotou seu algoz na Copa Davis do ano passado, e se classificou para a terceira rodada do torneio de Miami. Esta é a primeira vez que Fonseca passa para a terceira rodada de um Masters 1000 em sua carreira.

No primeiro set, o brasileiro quebrou o saque do rival logo no primeiro game e aproveitou a brecha para abrir 2/0. O rival mudou a estratégia e conseguiu confirmar o serviço seguinte. Posteriormente, os dois tenistas apenas confirmaram seus serviços e João Fonseca fechou em 6/4.

No segundo set, os dois tenistas foram confirmando seus serviços e, inclusive, trocaram alguns aces. No entanto, o tenista brasileiro conseguiu ter a vantagem quebrando o saque quase indefensável do adversário e ainda fechou o game seguinte. Com apoio da torcida, João fechou o jogo com a quebra e avançou à terceira rodada.

Veja também

Newsletter