Seleção Brasileira

Jogo suspenso entre Brasil e Argentina é cancelado definitivamente

A partida suspensa era válida pela sexta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022

Neymar e Messi durante o jogo suspenso entre Brasil e ArgentinaNeymar e Messi durante o jogo suspenso entre Brasil e Argentina - Foto: Nelson Almeida / AFP

O jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, suspenso no ano passado em São Paulo, foi definitivamente cancelado, informaram nesta terça-feira a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Associação de Futebol Argentino (AFA).

"A partida Brasil e Argentina não será mais repetida, e a data relevante permitirá, portanto, que nossa seleção faça um amistoso em preparação para a Copa do Mundo", diz o comunicado publicado pela CBF em seu site.

O cancelamento definitivo do jogo, programado para o dia 22 de setembro, a dois meses do início do Mundial, é um alívio para as duas potências sul-americanas, que não eram favoráveis a sua realização por considerarem que afetaria a preparação para o Catar.

A resolução do caso, que chegou ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), encarregado de julgar as disputas em torono do esporte, põe fim a um dos maiores constrangimentos do futebol sul-americano.

Em 5 de setembro de 2021, funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entraram no campo da Neo Química Arena aos cinco minutos do primeiro tempo.

Os agentes interromperam a partida devido a violações dos protocolos sanitários por parte de quatros jogadores argentinos, num momento de maiores restrições devido à pandemia de covid-19.

O clássico sul-americano nunca foi retomado e a Fifa tinha estipulado em abril que o confronto deveria ser realizado no próximo dia 22 de setembro, em local a ser definido.

A realização da partida era praticamente sem sentido, pois qualquer resultado não afetaria a tabela de classificação das Eliminatórias.

Brasil e Argentina terminaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, apesar de terem um jogo a menos. A Seleção de Tite somou 45 pontos, seis a mais que a 'albiceleste' de Lionel Scaloni.

Uruguai e Equador foram as outras equipes sul-americanas que se classificaram para a Copa do Mundo, que começa em novembro.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter