Jogos Olímpicos de Tóquio oficialmente abertos; veja como foi a cerimônia
Com inclusão da palavra "juntos" no lema do COI, Tóquio 2020 celebra inclusão e solidariedade
Embora as competições já tenham sido iniciadas desde a última quarta-feira (21), somente nesta-sexta-feira (23) ocorreu a cerimônia de abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Cenário
Com um ano de atraso, por conta da pandemia, e sem presença de público, também por causa da Covid-19, os anfitriões conseguiram promover um evento emocionante, que celebrou a superação dos atletas e de toda a população, pregando a união entre os povos.
Apresentações
Com cerca de quatro horas de duração, a cerimônia contou com show de luzes, fogos de artifício e uso de muita tecnologia. Mais de 1.800 drones subiram ao céu, formando o símbolo dos Jogos Olímpicos de Tóquio e depois, se aglutinando, formaram um globo terrestre.
Ainda no espetáculo, a música "Imagine", de John Lennon foi interpretada por Angelique Kidjo, Alejandro Sanz, John Legend e Keith Urban, que estavam representando os continentes.
Levando diversão, um momento com pictogramas chamou a atenção por imitar os símbolos de cada modalidade, mesclando imagens ao vivo, de dentro do Estádio Olímpico, com gravações e computações gráficas que era exibidas ao mesmo tempo.
Leia também
• Tenista Naomi Osaka acende a pira olímpica de Tóquio-2020
• Centenas protestam contra Olimpíadas de Tóquio, mas há quem lamente não poder vê-las
• Atletas brasileiros fazem desfile particular na Vila Olímpica e celebram início dos Jogos de Tóquio
Delegações
As delegações realizaram o tradicional desfile, mas obedecendo à ordem do alfabeto japonês. O Brasil optou por levar apenas quatro integrantes, tendo como representantes os atletas Bruno Rezende, do Vôlei, e a judoca Ketleyn Quadros. Já outros países levaram todos os integrantes. Alguns, como Portugal e Argentina, entraram bem animados.
Ao final, entraram Estados Unidos e França, que sediarão as duas próximas edições dos Jogos: Paris, em 2024, e Los Angeles, em 2028. Por último, os donos da casa encerrando o momento,
Abertura oficial
O imperador do Japão Naruhito declarou oficialmente "abertos" os Jogos Olímpicos de Tóquio, os Jogos da XXXII Olimpíada, nesta sexta-feira (23) na cerimônia de abertura no Estádio Olímpico, após um ano de adiamento devido à pandemia de covid-19.
"Declaro abertos os Jogos de Tóquio", pronunciou solenemente o imperador, segundo a fórmula consagrada pelo tempo, num estádio com apenas mil convidados por causa da covid-19 que obrigou os organizadores a organizarem o evento quase à porta fechada.
Pira acesa
O grande momento de uma abertura de Jogos Olímpicos é quando a pira acende. E quem teve a honra de viver a experiência foi a tenista Naomi Osaka. Antes dela, enfermeiros, médicos, crianças e ex-atletas percorerram com a tocha acesa.