Logo Folha de Pernambuco
SELEÇÃO BRASILEIRA

Jorge Jesus, Filipe Luís, Ancelotti? Veja possíveis nomes para seleção se Dorival for demitido

Atual treinador do Brasil está muito pressionado após goleada sofrida de 4 a 1 para a Argentina

Dorival Júnior, técnico da SeleçãoDorival Júnior, técnico da Seleção - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O trabalho de Dorival Junior à frente da seleção está longe de satisfazer os brasileiros. E a goleada de 4 a 1 sofrida para a Argentina nesta terça-feira, no estádio Monumental de Núñez, fez com que a pressão sobre o treinador aumentasse. As atuações decepcionantes e a campanha ruim nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 (apenas 58% de aproveitamento) deixam o treinador com o cargo em risco. Dessa forma, possíveis substitutos já começam a ser ventilados.

 

Dentre os que são vistos como potenciais futuros comandantes da amarelinha, alguns nomes destacam-se nos pedidos dos torcedores. Confira a situação de cada um dos mais especulados:

Veja a situação de técnicos especulados na seleção brasileira:

Carlo Ancelotti
Principal alvo da CBF para o ciclo da Copa do Mundo de 2026, Carlo Ancelotti está na quarta temporada seguida no Real Madrid. Dentre os principais títulos da trajetória estão as duas Ligas dos Campeões (21/22 e 23/24) e os dois Campeonatos Espanhóis (21/22 e 23/24). Apesar dos rumores no início de 2025 de uma possível saída do clube merengue, o italiano renovou contrato e afirmou que pretende ficar no gigante espanhol durante todo o mandato do presidente Florentino Pérez.
 

Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, respondeu Simeone Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid // Foto: Adrian DENNIS / AFP


Jorge Jesus
Treinador que marcou época com o trabalho à frente do Flamengo entre 2019 e 2020, Jorge Jesus é um nome bastante pedido na seleção brasileira nos últimos anos. O português já afirmou que "seria um sonho" e deu a entender que perdeu uma oportunidade de realizá-lo no passado. No Al-Hilal, da Arábia Saudita, há duas temporadas, conquistou o título nacional, a Copa do Rei e duas Supercopas. Apesar da primeira temporada de sucesso, não é mais unanimidade entre a torcida atualmente. Tem contrato com o clube saudita até maio e as conversas de renovação ainda não avançaram.

 

Jorge Jesus, treinador do Al-Hilal Jorge Jesus, treinador do Al-Hilal // Foto: Fayez NURELDINE / AFP


Filipe Luís
Nova sensação do futebol brasileiro, o ex-lateral-esquerdo não tem sete meses como treinador no profissional. Mas o trabalho bastante elogiado e já vitorioso no Flamengo no curto período tornou Filipe Luís como um dos grandes queridinhos dos brasileiros para assumir a seleção. O jovem treinador tem contrato com o rubro-negro até o fim do ano e não costuma comentar sobre seu futuro. A única certeza em relação às suas pretensões, é que o grande objetivo é trabalhar na Europa. Um chamado da pentacampeã do mundo, entretanto, pode fazer o promissor técnico ir para um desafio inimaginável há pouco tempo.

 

Flamengo, comandado por Filipe Luís, saiu na frente e pode até perder que vai à final do CariocaFilipe Luís, técnico do Flamengo // Foto: X/Reprodução


Renato Gaúcho
Renato Gaúcho já teve o nome ventilado na seleção algumas vezes, na época de Tite e também de Fernando Diniz. Nome de agrado de boa parte dos brasileiros neste passado recente , o ex-atacante já não conta com tanto apoio da opinião pública atualmente, principalmente após o 2024 abaixo do esperado no Grêmio. O tricolor gaúcho, não à toa, não quis renovar o contrato para esta temporada. Desde então, ele está sem clube.
 

Renato Gaúcho Renato Gaúcho // Foto: Pablo Porciuncula / AFP


Abel Ferreira
Em passagem multicampeão à frente do Palmeiras desde 2020, Abel Ferreira é um técnico especulado frequentemente na seleção. Este ano está no momento mais conturbado da relação de muito mais amor que ódio com a torcida alviverde. Em janeiro deste ano, o português afirmou que este seria seu último ano não só no comando da equipe, como no futebol brasileiro. Mas as declarações indicando uma saída não são inéditas. No passado, o clube conseguiu reverter a situação ao longo da temporada e renovou o vínculo. No momento, seu futuro continua indefinido. Mas uma possível ida para seleção nunca foi comentada por ele.

 

Abel Ferreira, técnico do PalmeirasAbel Ferreira, treinador do Palmeiras // Foto: Eitan ABRAMOVICH / AFP

Veja também

Newsletter