Logo Folha de Pernambuco

FUTEBOL INTERNACIONAL

Jornal espanhol volta a chamar Vinicius Junior de "Pinóquio" após Prêmio Sócrates

De acordo com o periódico, o atleta estaria utilizando sua plataforma para prejudicar o Valencia

Vinicius Júnior, atacante do Real Madrid Vinicius Júnior, atacante do Real Madrid  - Foto: Divulgação/ Real Madrid

O jornal espanhol Superdeporte, de Valência, voltou a chamar Vinícius Jr., jogador do Real Madrid, de "Pinóquio", na edição desta quarta-feira (1°). O ataque veio após o brasileiro receber o Prêmio Sócrates durante a cerimônia da Bola de Ouro pelos seus serviços prestados à sociedade por meio do Instituto Vini Jr., projeto voltado para a educação de crianças, além do seu papel importante na luta contra o racismo. De acordo com o periódico, o atleta estaria utilizando sua plataforma para "prejudicar o clube da cidade".

Essa não é a primeira vez que o periódico atribui ao jogador a alcunha de Pinóquio, personagem famoso da Disney por suas mentiras. No início de outubro, quando o atleta prestou depoimento na Espanha a respeito das ofensas racistas proferidas contra ele por torcedores do clube no Estádio Mestalla, em 21 de maio, durante partida do Campeonato Espanhol, o jornal estampou uma edição com uma montagem do jogador com um nariz grande, simulando o personagem. 

A edição desta quarta do jornal exibe a imagem de Vinicius Jr. durante o seu discurso na Bola de Ouro, com a manchete: "Muito fartos do Pinóquio. O show de Vinicius e suas mentiras continuam prejudicando injustamente a imagem do Valencia e de todos os seus torcedores".

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Superdeporte (@superdeporte.es)

Na capa, é possível perceber que, atrás de Vinícius Jr., foi exibido o exato momento em que o jogador, denunciou os atos racistas por parte da torcida do Valencia para o árbitro da partida. Após a premiação, o próprio clube chegou a se pronunciar sobre o momento, por meio de nota oficial, repudiando o uso da imagem.

 "O Valencia lamenta o uso, na cerimônia da Bola de Ouro, da nossa imagem e de sua associação a comportamentos isolados que o clube perseguiu de forma urgente, aplicando a punição mais severa aos envolvidos. Reiteramos nossa conduto mais absoluta contra o racismo, mas também pedimos respeito à nossa o torcida e ao nosso clube", diz a nota.

 

 


Durante depoimento prestado por Vinicius Jr. sobre o caso de racismo, ele teria declarado que se sentiu "ofendido" pelos insultos que recebeu durante a partida contra o Valencia e deixou claro que as agressões ocorreram "por causa da sua cor de pele".

 

Até o momento, três torcedores do Valência foram banidos do estádio após serem identificados como autores do insultos racistas.

Veja também

Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro
FUTEBOL

Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro

George Russell faz a pole position do GP de Las Vegas de F1
AUTOMOBILISMO

George Russell faz a pole position do GP de Las Vegas de F1

Newsletter