Logo Folha de Pernambuco

FUTEBOL INTERNACIONAL

Jornal espanhol volta a chamar Vinicius Junior de "Pinóquio" após Prêmio Sócrates

De acordo com o periódico, o atleta estaria utilizando sua plataforma para prejudicar o Valencia

Vinicius Júnior, atacante do Real Madrid Vinicius Júnior, atacante do Real Madrid  - Foto: Divulgação/ Real Madrid

O jornal espanhol Superdeporte, de Valência, voltou a chamar Vinícius Jr., jogador do Real Madrid, de "Pinóquio", na edição desta quarta-feira (1°). O ataque veio após o brasileiro receber o Prêmio Sócrates durante a cerimônia da Bola de Ouro pelos seus serviços prestados à sociedade por meio do Instituto Vini Jr., projeto voltado para a educação de crianças, além do seu papel importante na luta contra o racismo. De acordo com o periódico, o atleta estaria utilizando sua plataforma para "prejudicar o clube da cidade".

Essa não é a primeira vez que o periódico atribui ao jogador a alcunha de Pinóquio, personagem famoso da Disney por suas mentiras. No início de outubro, quando o atleta prestou depoimento na Espanha a respeito das ofensas racistas proferidas contra ele por torcedores do clube no Estádio Mestalla, em 21 de maio, durante partida do Campeonato Espanhol, o jornal estampou uma edição com uma montagem do jogador com um nariz grande, simulando o personagem. 

A edição desta quarta do jornal exibe a imagem de Vinicius Jr. durante o seu discurso na Bola de Ouro, com a manchete: "Muito fartos do Pinóquio. O show de Vinicius e suas mentiras continuam prejudicando injustamente a imagem do Valencia e de todos os seus torcedores".

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Superdeporte (@superdeporte.es)

Na capa, é possível perceber que, atrás de Vinícius Jr., foi exibido o exato momento em que o jogador, denunciou os atos racistas por parte da torcida do Valencia para o árbitro da partida. Após a premiação, o próprio clube chegou a se pronunciar sobre o momento, por meio de nota oficial, repudiando o uso da imagem.

 "O Valencia lamenta o uso, na cerimônia da Bola de Ouro, da nossa imagem e de sua associação a comportamentos isolados que o clube perseguiu de forma urgente, aplicando a punição mais severa aos envolvidos. Reiteramos nossa conduto mais absoluta contra o racismo, mas também pedimos respeito à nossa o torcida e ao nosso clube", diz a nota.

 

 


Durante depoimento prestado por Vinicius Jr. sobre o caso de racismo, ele teria declarado que se sentiu "ofendido" pelos insultos que recebeu durante a partida contra o Valencia e deixou claro que as agressões ocorreram "por causa da sua cor de pele".

 

Até o momento, três torcedores do Valência foram banidos do estádio após serem identificados como autores do insultos racistas.

Veja também

Maior medalhista paralímpico, Phelipe Rodrigues visita o Instituto do Autismo, na Zona Sul do Recife
Autismo

Maior medalhista paralímpico, Phelipe Rodrigues visita o Instituto do Autismo, na Zona Sul do Recife

Arena de Pernambuco inaugura "Espaço Roberto Queiroz" em homenagem à imprensa esportiva
Homenagem

Arena de Pernambuco inaugura "Espaço Roberto Queiroz" em homenagem à imprensa esportiva

Newsletter