copa do mundo 2022

Jornalista esportivo americano morre em Doha enquanto cobria a Copa

Autor de um livro sobre David Beckham, Wahl cobriu oito Copas do Mundo masculinas consecutivas

Grant Wahl, de 48 anos, "sentiu-se mal na tribuna de imprensa do estádio Lusail"Grant Wahl, de 48 anos, "sentiu-se mal na tribuna de imprensa do estádio Lusail" - Foto: Reprodução

Um renomado jornalista esportivo americano morreu na sexta-feira (9), após passar mal na tribuna de imprensa enquanto cobria a partida das quartas-de-final da Copa do Mundo do Catar entre Argentina e Holanda, confirmaram os organizadores do evento neste sábado (10).

Grant Wahl, de 48 anos, "sentiu-se mal na tribuna de imprensa do estádio Lusail", informou um porta-voz do Comitê Supremo de Organização. "Ali, recebeu imediatamente tratamento médico de urgência, que continuou durante seu traslado de ambulância para o hospital-geral Hamad", em Doha.

O presidente da FIFA, Giani Infantino, enviou as "sinceras condolências" da instituição e da "comunidade do futebol" à sua esposa, família e amigos em nota divulgada neste sábado (10).

Autor de um livro sobre David Beckham, Wahl cobriu oito Copas do Mundo masculinas consecutivas, tendo trabalhado para a célebre revista Sports Illustrated de 1996 a 2020, antes de ir para a emissora CBS Sports em 2021, veículo para o qual cobria o jogo de sexta-feira.

Segundo a rádio americana NPR, Wahl caiu na tribuna de imprensa, quando o jogo se aproximava do fim. Os serviços médicos tentaram fazer reanimação cardiopulmonar antes de levá-lo em uma maca.

 

Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua

De acordo com o Wall Street Journal, Wahl aparentemente sofreu um ataque cardíaco.

Há alguns dias, ele tinha informado os assinantes de sua newsletter que havia ido a uma clínica do centro de mídia: "Disseram que provavelmente estava com uma bronquite", acrescentou.

"Pouco sono, muito estresse"
"Três semanas com pouco sono, muito estresse e trabalho podem ter esse efeito sobre vocês (...) Pude sentir um novo nível de pressão e incômodo na parte alta do meu peito", descreveu.

"Estou em choque total", tuitou a viúva, Celine Gounder, renomada epidemiologista que apareceu em várias ocasiões na televisão durante a pandemia de covid-19.

O porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Prince, tuitou pouco depois: "Estamos profundamente tristes em saber do falecimento de Grant Wahl".

"Grant fez do futebol o trabalho de sua vida e estamos devastados porque nem ele, nem sua escrita brilhante estarão mais conosco", reagiu, em nota, a Federação de Futebol americano.

Antes do jogo entre Estados Unidos e País de Gales, em 21 de novembro, Grant foi retido pelo pessoal de segurança do estádio Ahmad Bin Ali por vestir uma camiseta com o símbolo do arco-íris, explicou ele próprio no Twitter. Os relacionamentos homoafetivos são considerados crimes no pequeno emirado do Golfo.

Veja também

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024
FUTEBOL

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League
Liga dos Campeões

Leverkusen goleia Feyenoord fora de casa na 1ª rodada da Champions League

Newsletter