Jogos Pan-Americanos

Judô brasileiro faz história nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

A delegação fez a melhor campanha de todos os tempos, com 16 Medalhas, dobradinhas inéditas e destaques olímpicos

Judoca Rafaela Silva conquista o ouro no PanJudoca Rafaela Silva conquista o ouro no Pan - Foto: Wander Roberto/COB

O judô brasileiro fez história nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 ao alcançar sua melhor campanha, conquistando um total de 16 medalhas, incluindo sete de ouro. O desempenho desta edição superou a marca anterior registrada em Guadalajara-2011, quando o Brasil ganhou 13 medalhas.

Os sete ouros foram conquistados por Aléxia Nascimento, Larissa Pimenta, Rafaela Silva, Samanta Soares, Michel Augusto, Gabriel Falcão e Guilherme Schimidt. 

Além dos destaques individuais, dois outros medalhistas olímpicos, Ketleyn Quadros e Rafael Silva, conhecido como Baby, também subiram ao pódio com medalhas de bronze. Beatriz Souza, três vezes medalhista mundial, e o pernmbucano Kayo Santos, completaram a coleção de bronzes.

Uma característica dessa conquista é que, em Guadalajara, o judô era composto apenas por competições individuais, com um atleta representando o Brasil em cada uma das 14 categorias, resultando em um pódio quase completo. Em contraste, em Santiago-2023, a equipe brasileira contou com 19 judocas competindo nas mesmas 14 categorias, graças a cinco vagas adicionais garantidas por medalhistas de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali-2021. Além disso, a adição das competições por equipes mistas ampliou ainda mais as oportunidades de conquistar medalhas, chegando a um total de 20 chances, das quais 16 foram bem-sucedidas.

Outro feito de grande importância foi a conquista de dobradinhas inéditas no judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos. Gabriel Falcão e Daniel Cargnin fizeram história ao ganhar ouro e prata na categoria até 73kg, enquanto Aléxia Nascimento e Amanda Lima conquistaram ouro e bronze na categoria até 48kg. O Brasil foi o único país a ter mais de um representante no pódio em alguma categoria, destacando a profundidade do talento no judô brasileiro. Essa campanha histórica demonstra o talento e a força do judô brasileiro no cenário internacional.
 

Veja também

Real Madrid x Stuttgart, Milan x Liverpool e mais; saiba onde assistir aos jogos da Champions
Futebol Internacional

Real Madrid x Stuttgart, Milan x Liverpool e mais; saiba onde assistir aos jogos da Champions

Pernambucano fica entre os 10 melhores atletas de futsal do mundo na temporada 2023
Futebol

Pernambucano fica entre os 10 melhores atletas de futsal do mundo na temporada 2023

Newsletter