Logo Folha de Pernambuco

CBF

Justiça retira Ednaldo Rodrigues da CBF e nomeia presidente do STJD como interino

Desembargadores entenderam que MP não tinha legitimidade para celebrar TAC por confederação; presidente do STJD terá que convocar novas eleições

Sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), localizada na Barra da Tijuca, no Rio de JaneiroSede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro - Foto: Lucas Figueiredo/Confederação Brasileira de Futebol

Ednaldo Rodrigues foi deposto do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi tomada nesta quinta-feira (7) pelos desembargadores da 21ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Os magistrados determinaram ainda que o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz, assumiria a CBF pelo prazo de 30 dias para que conduza uma nova eleição.

Também foram afastados os vices-presidentes da entidade. A decisão passa a valer assim que ela for publicada, o que deve acontecer na próxima segunda-feira  (11).

Segundo o entendimento dos desembargadores, o Termo de Acordo de Contuda (TAC), assinado entre o Ministério Público e a CBF, é ilegal, pelo fato de o órgão não ter legitimidade para interferir nos assuntos internos da Confederação e por se tratar de uma entidade privada. A decisão foi unânime e a CBF irá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em 2018, o MPRJ moveu uma ação contra a CBF por entender que o estatuto da entidade estava em desacordo com a Lei Pelé, que previa peso igualitário entre federações e clubes. Porém, no meio do caminho, o então presidente da CBF, Rogério Caboclo, foi afastado do cargo por causa de denúncias de assédio sexual.

Ednaldo Rodrigues, vice à época, assumiu como interino e negociou o TAC com o MPRJ. A eleição de Caboclo foi anulada, outra marcada e o próprio Ednaldo eleito.

Veja também

Hamilton também lidera 2º treino livre do GP de Las Vegas e se surpreende: 'Bom desempenho'
FÓRMULA 1

Hamilton também lidera 2º treino livre do GP de Las Vegas e se surpreende: 'Bom desempenho'

Ronaldo Fenômeno confirma desejo de assumir a presidência da CBF: 'É um sonho'
Futebol

Ronaldo Fenômeno confirma desejo de assumir a presidência da CBF: 'É um sonho'

Newsletter