Bola de Ouro 2021/22

Karim Benzema, do Real Madrid, é eleito melhor jogador do mundo; confira outros vencedores

Alexia Putellas levou a Bola de Ouro do futebol feminino; Vini Jr. é eleito 8º melhor do mundo; Alisson e Ederson ficaram no pódio dos goleiros

Karim Benzema, do Real Madrid, foi eleito o melhor jogador do mundo em 2021/22Karim Benzema, do Real Madrid, foi eleito o melhor jogador do mundo em 2021/22 - Foto: FRANCK FIFE / AFP

O atacante francês Karim Benzema, do Real Madrid e da seleção francesa, e a meia-atacante espanhola Alexia Putellas, do Barcelona e da seleção espanhola, foram eleitos os melhores jogadores do mundo na temporada 2021/22, e levaram para casa os troféus Bola de Ouro, entregues em cerimônia realizada nesta segunda-feira (17), no Théâtre du Châtelet, em Paris.

As vitórias não foram nenhuma surpresa, visto o favoritismo de ambos os atletas. Essa é a primeira vez que Benzema, o vencedor mais velho do prêmio máximo, leva o troféu, após temporada estelar que resultou na conquista do título da Champions League com o clube merengue. Putellas, por sua vez, já adiciona a segunda Bola de Ouro em sua prateleira de troféus.

O Top 10 da premiação masculina foi composto, em ordem, por Sadio Mané, Kevin De Bruyne, Robert Lewandowski, Mohamed Salah, Kylian Mbappé, Thibaut Courtois, Vinicius Júnior, Luka Modric e Erling Haaland. Devido ao número de indicados à Bola de Ouro, o Manchester City ficou com o prêmio de Clube do Ano.

Apesar de Vini Júnior ser o único brasileiro a compor a lista final dos melhores da temporada, Casemiro e Fabinho também estavam na disputa que deixou Neymar de fora. Outra ausência foi do argentino Lionel Messi, que não esteve sequer entre os finalistas pela primeira vez desde 2005.

Os brasileiros marcaram presença, no entanto, entre os goleiros. Alisson, arqueiro de Liverpool e titular da seleção brasileira, ocupou a segunda posição, enquanto Ederson, do Manchester City, ficou em terceiro na corrida pelo troféu Yashin, conquistado por Thibaut Courtois, do Real Madrid.

A cerimônia ainda contou com a entrega do prêmio Sócrates, de ações sociais, nomeado em homenagem ao ex-atleta do Corinthians e um dos líderes do movimento da Democracia Corinthiana, que ficou com o senegalês Sadio Mané, do Bayern de Munique.

O troféu Gerd Müller, de maior artilheiro por clube e seleção, ficou com o polonês Robert Lewandowski, do Barcelona. Já o prêmio Kopa, de melhor jogador sub-21, foi entregue ao espanhol Gavi, também do time catalão.

Veja também

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos
FUTEBOL EUROPEU

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo
CASO GOLEIRO BRUNO

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo

Newsletter