Logo Folha de Pernambuco

Bola de ouro

Lamine Yamal leva Troféu Kopa de melhor jogador jovem do ano

Atleta do Barcelona foi determinante no título da Espanha na última Eurocopa

Lamine Yamal, melhor jogador jovem do mundoLamine Yamal, melhor jogador jovem do mundo - Foto: FRANCK FIFE / AFP

A joia do Barcelona e da seleção espanhola Lamine Yamal, de apenas 17 anos, recebeu o Troféu Kopa de melhor jogador jovem do ano, nesta segunda-feira (28), na cerimônia da Bola de Ouro, em Paris.

"Isso é um grande motivo de orgulho para mim. Dedico à minha mãe, à minha avó, à minha família, a todos os funcionários da seleção nacional e ao meu clube", disse Yamal ao receber o prêmio no Théâtre du Châtelet, na capital francesa, das mãos do ex-jogador holandês Ruud Gullit.

"Visca Barça e a capital 304!", concluiu em seu discurso, em alusão ao código do bairro popular de Mataró onde cresceu, Rocafonda.

Yamal marcou um dos gols no sábado na vitória do Barça sobre o Real Madrid, por 4 a 0, no Santiago Bernabéu e se tornou assim o jogador mais jovem a marcar na história do 'El Clásico'. Aos 17 anos e 105 dias ele superou a marca de Ansu Fati (17 anos e 359 dias).

Mas a grande conquista do ano para Yamal foi sua contribuição para o título da Espanha na Eurocopa da Alemanha, onde foi uma das estrelas da competição, incluindo um golaço contra a França de Kylian Mbappé nas semifinais.

Nessa Euro ele recebeu o prêmio de melhor jogador jovem do torneio.

Yamal sucede o inglês Jude Bellingham (Real Madrid) entre os vencedores do Troféu Kopa. Na última edição, outros dois jogadores do Barça o conquistaram: Pedri (2021) e Gavi (2022).

O primeiro vencedor deste prémio foi o francês Kylian Mbappé em 2018.

Veja também

Newsletter