Lando Norris supera pista molhada e lidera primeiro treino livre para GP da Holanda
Max Verstappen, atual líder do campeonato, e Lewis Hamilton ficaram sem segundo terceiro lugar, respectivamente
Diante de um clima instável, o inglês Lando Norris, da McLaren, comprovou o seu bom momento no ano ao terminar a primeira sessão de treinos livres para o GP da Holanda, nesta sexta-feira (23), como o mais rápido.
O inglês, que terminou a atividade com pneus macios, cravou a marca de 1min12s322. Max Verstappen e Lewis Hamilton completaram as três primeiras posições com o segundo e o terceiro lugar respectivamente.
Lando Max Lewis
— Formula 1 (@F1) August 23, 2024
Our top three in FP1 at Zandvoort #F1 #DutchGP pic.twitter.com/yP9Hale0lU
Leia também
• Gabriel Medina cai nas quartas para Colapinto em Fiji e dá adeus ao sonho do título mundial no surfe
• Jogador do Nacional é internado após sofrer arritmia cardíaca em jogo com São Paulo no MorumBis
• Verstappen chega a 200 GPs, mas descarta longevidade na F-1: 'Gostaria de fazer outras coisas'
O treino teve início sob chuva e vento, o que dificultou a ação dos pilotos na tentativa de baixar os tempos. Nico Hulkenberg chegou a errar o traçado e foi parar na caixa de brita do circuito de Zandvoort.
Nico Hulkenberg pays another visit to the gravel trap and then moments later he's off again at Turn 1 #F1 #DutchGP pic.twitter.com/twFRjWIDlq
— Formula 1 (@F1) August 23, 2024
O mau tempo impediu que os pilotos buscassem logo de cara a volta mais rápida. Primeiro na tentativa de testar a potência de seu carro, o monegasco Charles Leclerc registrou 1min26s111 com a sua Ferrari, ainda sob chuva intensa.
Com o decorrer do treino, no entanto, a chuva deu uma trégua, o que facilitou as condições de pilotagem. Primeiro a usar pneus intermediários, Max Verstappen baixou a marca de Leclerc com a sua RBR.
A novidade no treino foi a presença de Robert Shwarzman, que substituiu Valtteri Bottas na Kick Sauber e encerrou o grid com o 16º melhor tempo ficando à frente de Logan Sargeant, Esteban Ocon, Daniel Ricciardo e Pierre Gasly.
À medida em que a pista foi secando, os pilotos passaram a usar pneus macios. Assim, George Russell (Mercedes), Oscar Piastri (McLaren) e Lando Norris, seu companheiro de equipe, começaram a se revezar na busca pelo melhor tempo.
No final, Verstappen, que havia caído para a décima posição, voltou a ser o mais rápido com Hamilton logo atrás. Norris, porém, estragou a festa do holandês ao fechar a sessão em primeiro lugar.
A segunda sessão de treinos livres para o GP da Holanda acontece ainda nesta sexta-feira, por volta das 11h. No sábado, os pilotos voltam a pista mais duas vezes. Eles cumprem o terceiro treino e depois retornam para a definição do grid. O GP da Holanda está marcado para domingo (25), às 10h (horário de Brasília)
O treino desta sexta-feira marca o retorno da Fórmula 1 após uma pausa de quatro semanas. Com 277 pontos, Max Verstappen lidera a classificaão do Mundial de pilotos. Lando Norris vem em segundo lugar com 199.
Confira o top 10 do 1º treino livre do GP da Holanda:
1º - Lando Norris (ING/McLaren), 1min12s122
2º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min12s523
3º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min12s006
4º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), 1min13s074
5º - George Russell (ING/Mercedes), 1min13s142
6º - Alexander Albon (TAI/Williams), 1min13s159
7º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), 1min13s230
8º - Nico Hülkenberg (ALE/Haas), 1min13s563
9º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), 1min13s597
10º - Guanyu Zhou (CHN/Kick Sauber), 1min13s965