Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Lanterna, Santa precisará de aproveitamento de líder para chegar ao G4

Levando em consideração a média dos quarto colocados em anos anteriores, Tricolor precisaria somar mais 25 pontos em 39 em disputa

Fora de casa, Santa Cruz fica no 0 a 0 contra o Volta Redonda-RJFora de casa, Santa Cruz fica no 0 a 0 contra o Volta Redonda-RJ - Foto: Caique Coufal/Volta Redonda FC

Lanterna do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, com três pontos, o pensamento do Santa Cruz é de, primeiro, deixar a zona de rebaixamento da chave. Mas ainda há tricolores que tentam calcular as possibilidades de o clube chegar ao G4. Levando em consideração os anos anteriores, a Cobra Coral precisaria de um aproveitamento digno de um líder nas próximas 13 rodadas para, ao menos, terminar na quarta colocação.

A Folha de Pernambuco analisou todos os times que terminaram na quarta colocação das respectivas chaves da primeira fase da Série C desde 20212, quando foi adotado o modelo atual de disputa. O recorte só não levou em conta o Grupo A de 2013, que teve duas rodadas a mais que o normal. 

A média analisando a pontuação das duas chaves aponta que 28 pontos seriam suficientes para garantir o quarto lugar - o cálculo exato seria 27,4. O Santa, com três, precisaria de mais 25 para garantir presença na próxima fase. O que significaria pelo menos mais oito vitórias e um empate nos próximos 13 compromissos. Um aproveitamento de 64%, digno de times que estariam no topo da tabela.

Levando em conta somente os números do Grupo A, em que está o Santa, a média seria menor. A pontuação ideal seria 27 pontos. De 2012 até agora, apenas em dois casos um clube precisou somar uma quantidade superior para se classificar: Confiança (31 pontos em 2015) e Paysandu (29 pontos em 2020).

O próximo jogo do Santa Cruz é contra o Paysandu, sábado (3), no Arruda. Até o momento, o Tricolor ainda não venceu na competição, acumulando três empates e duas derrotas, com um aproveitamento de 20%.

 

Veja também

Newsletter