Lembra de todos? Sport utilizou 35 atletas na Série B; confira a lista
Leão não conseguiu o objetivo de retonar à Série A do Campeonato Brasileiro
O Sport não conseguiu o grande objetivo da temporada, que era o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. O empate sem gols e repleto de expulsões contra o Vila Nova, no último domingo (6), traduziu o que foi a campanha da equipe rubro-negra durante a disputa da Série B. Um dia após o término do ano para o Leão da Ilha, a Folha de Pernambuco traz alguns números do time pernambucano na competição.
Apesar do futebol pragmático sobre o comando de Gilmar Dal Pozzo, o Sport ficou no G4 da Segundona até o início da 13ª rodada. Perdeu o posto para o Grêmio, ao ficar na igualdade com o Náutico, e ver o time gaúcho triunfar sobre o Sampaio Corrêa. Desde então, o Leão não voltou a terminar uma rodada no grupo dos quatro primeiros, fechando o campeonato na 7ª colocação, com 57 pontos.
Em 38 partidas, o Sport venceu 15, empatou 12 e perdeu 11. Um aproveitamento de 50% dos pontos disputados. Isso sob o comando de três treinadores.
Dal Pozzo dirigiu a equipe por 14 rodadas, enquanto Lisca ficou no cargo por apenas três partidas, antes de aceitar uma proposta do Santos e deixar o clube. Atual comandante, Claudinei Oliveira esteve a beira do gramado em 18 ocasiões. Entre as mudanças na comissão técnica, ainda coube ao auxiliar César Lucena gerir o elenco em três oportunidades.
Leia também
• Sport e Náutico terminam a Série B de 2022 com suas piores marcas na história da competição
• Árbitro relata na súmula os motivos das seis expulsões do Sport contra o Vila Nova; confira
• Claudinei reforça evolução do Sport mesmo sem acesso à Série A
Para a disputa da temporada 2022, o Sport acertou a contratação de 24 atletas. A maioria deles na primeira janela de transferências. Alguns, no entanto, sequer chegaram a entrar em campo com a camisa do clube pela Segunda Divisão. Caso do volante Nicolas Watson, que só fez três partidas pelo Leão, todas no Estadual, antes de deixar a equipe em julho.
Outros nomes como o meia Alanzinho e os atacantes Bill e Rodrigão chegaram a ser acionados na competição, mas logo deram adeus ao clube. Assim como o volante Pedro Naressi, negociado pelo Ceará - dono dos seus direitos econômicos - com o Ludogorets, da Bulgária.
No mais, entre peças que permaneceram na Ilha do Retiro da última temporada e caras novas, 35 jogadores entraram em campo com a camisa rubro-negra para jogar a Série B. Entre os destaques está o atacante Vagner Love. Contratado na segunda janela, o atleta afastou qualquer desconfiança sobre o que poderia render aos 38 anos. Ele esteve em campo em 17 partidas, marcou sete gols e deu uma assistência, fechando a competição como artilheiro da equipe.
Confira os atletas utilizados pelo Sport na Série B:
Goleiros: Mailson, Denis, Carlos Eduardo e Saulo;
Laterais: Ewerthon, Ezequiel, Eduardo, Lucas Hernández e Sander;
Zagueiros: Rafael Thyere, Sabino, Chico e Fábio Alemão;
Volantes/meias: Ronaldo, Fabinho, Blas Cáceres, William Oliveira, Pedro Naressi, Alanzinho, Denner, Giovanni, Everton Felipe e Thiago Lopes;
Atacantes: Bill, Ray Vanegas, Búfalo, Kayke, Jaderson, Flávio, Paulinho, Rodrigão, Wanderson, Labandeira, Love e Gustavo Coutinho.