Futebol Americano

Lesão de astro da NFL agita discussões sobre malefícios da grama artificial nos EUA

Aaron Rodgers, do New York Jets, teve ruptura completa do tendão de aquiles na estreia e não atuará mais na temporada

Momento em que o pé de Aaron Rodgers fica preso no gramado e a ruptura do tendão de aquiles acontece Momento em que o pé de Aaron Rodgers fica preso no gramado e a ruptura do tendão de aquiles acontece  - Foto: Elsa/ Getty Images via AFP

A grave lesão sofrida por Aaron Rodgers, que teve ruptura completa do tendão de aquiles na partida de estreia pelo New York Jets e não atuará mais na temporada, agitou os bastidores da NFL em relação a uma discussão antiga na liga: os malefícios do gramado artificial nos estádios.

Ex-companheiro de equipe de Aaron Rodgers no Green Bay Packers e amigo próximo do quarterback, o também jogador David Bakhtiari fez uma série de postagens em rede social indicando que a grama sintética no estádio dos Jets foi a culpada pela grave lesão sofrida pelo astro da liga de futebol americano.

— Parabéns, NFL. Quantos mais jogadores terão que se machucar na grama artificial? Vocês se preocupam mais com jogadores de futebol do que conosco. Vocês planejam retirar todos os gramados artificiais para a Copa do Mundo que está vindo, então é claramente viável. Estou cansado disso. Façam melhor — esbravejou o atleta.

Atualmente, seis times da MLS jogam em grama artificial. No entanto, para a Copa do Mundo de 2026, todas as partidas serão disputadas em gramado natural. Já na NFL, 17 das 32 franquias atuam em algum tipo de grama sintética.

Posteriormente, as palavras de Bakhtiari foram corroboradas por Randall Cobb, também ex-companheiro de Packers e que se juntou a Aaron Rodgers nos Jets.

— Queríamos que a NFL protegesse os jogadores com gramados naturais, mas eles estão mais preocupados em ganhar dinheiro. O lucro sempre foi mais importante que as pessoas. Eu nunca fui fã de grama sintética. Essa é a minha postura — falou o recebedor aos repórteres presentes no MetLife na última segunda-feira.

Já o técnico principal dos Jets, Robert Saleh, minimizou as críticas em relação ao gramado sintético do estádio poder ter causado a lesão de Rodgers.

— Se fosse uma lesão sem contato, acho que, obviamente, seria algo a se discutir. Mas (a lesão) foi um pouco forçada. Acho que foi induzida. Sei que os jogadores preferem grama natural e há muito investimento nesses jovens — falou.

Nesta quarta-feira, Lloyd Howell, diretor executivo da associação de jogadores da NFL (NFLPA), falou que há a necessidade de que todos os estádios da liga tenham gramados naturais.

Leia a nota publicada pelo dirigente:

Substituir o gramado dos estádios da NFL para grama natural da mais alta qualidade é a decisão mais fácil que a NFL pode tomar.

Os jogadores preferem isso e os dados são claros em indicar que a grama natural é simplesmente mais segura que a artificial. Isso é um problema que tem estado no topo da lista dos jogadores durante minhas visitas aos times e que já mencionei para a NFL.

Nós sabemos que tem um investimento para mudar isso, mas há um custo ainda maior para todos do ramo se nós continuarmos perdendo os nossos melhores jogadores em lesões desnecessárias.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter