Lewandowski é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa
Polonês desbancou Lionel Messi e Mohamed Salah na disputa pelo prêmio
A Fifa revelou, nesta segunda-feira (17), os melhores da temporada 2021. Pela segunda vez consecutiva, o polonês Robert Lewandowski ficou com o prêmio. Desta vez, o jogador do Bayern de Munique desbancou o argentino Lionel Messi e Mohamed Salah na disputa. Campeão da Bundesliga e do Mundial de Clubes com o Bayern de Munique, o camisa 9 somou 51 gols e 8 assistências na temporada. No feminino, Alexia Putellas, jogadora do Barcelona ficou com a gratificação.
Por conta do crescimento dos casos de Covid-19 ao redor do mundo, a Fifa optou por fazer uma cerimônia virtual para anunciar os premiados nesta segunda. Além do melhor e da melhor jogadora do mundo, foram contemplados os melhores goleiros e técnicos de cada categoria, as seleções do ano e o prêmio Puskas. Além disso, a entidade entregou um prêmio especial para o português Cristiano Ronaldo.
Leia também
• Messi x Lewandowski e Salah com chance: The Best pode 'discordar' da Bola de Ouro
• Fifa anuncia Lewandowski, Messi e Salah como finalistas do prêmio The Best
• Lionel Messi conquista sétima Bola de Ouro
O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante da basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.
Melhores goleiros
Campeão da Champions League com o Chelsea, na temporada passada, o franco senegalês Édouard Mendy foi eleito o melhor goleiro do mundo, ao ficar na frente do italiano Gianluigi Donnarumma (PSG) e do alemão Manuel Neuer (Bayern de Munique).
Já no feminino, a contemplada foi Christiane Endler. Aos 30 anos, a arqueira chilena superou Ann-Katrin Berger (Chelsea) e Stephanie Lynn Marie Labbé (PSG). Em 2021, ela defendeu as cores do Paris Saint-Germain, onde foi campeã do Campeonato Francês e eleita melhor goleira da competição.
Melhores técnicos
Os melhores técnico de 2021 no masculino e no feminino foram do Chelsea. Responsável por levar o clube inglês ao título da Liga dos Campeões e da Supercopa da UEFA, Thomas Tuchel ficou à frente de Pep Guardiola (Manchester City) e Roberto Mancini (Itália). Entre as mulheres, Emma Hayes ficou no lugar mais alto do pódio. Com os Blues, ela foi campeã do Campeonato Inglês, da Copa da Inglaterra, da Copa da Liga Inglesa, além de ser vice da Champions.
Seleções do ano
Único lugar onde o Brasil teve, ao menos, um representante foi nos times da temporada. No masculino, coube ao ítalo-brasileiro Jorginho estar presente. Ele foi campeão da Champions com o Chelsea e da Eurocopa com a seleção italiana. Além dele, o time divulgado pela Fifa tinha Donnaruma; Alaba, Ruben Días, Bonucci; Kanté, De Bruyne e Messi; Cristiano Ronaldo, Haaland e Lewandowski.
Seis vezes eleita a melhor do mundo, Marta foi a única brasileira a aparecer na seleção feminina do ano que teve Endler; Bronze, Renard, Bright, Eriksson; Banini, Bonansea, Lloyd; Miedema e Morgan.
Puskas
O atacante argentino Érik Lamela, do Tottenham, foi o responsável pelo gol mais bonito de 2021. Para ficar com o Puskas, o atleta dos Spurs venceu a concorrência de Patrik Schick, que marcou um gol do meio-campo com a seleção da República Tcheca, na Eurocopa, e Mehdi Taremi, com um golaço de bicicleta perante o Chelsea pela Liga dos Campeões.
O tento do argentino foi um lindo gol de letra no clássico londrino contra o Arsenal, após assistência do brasileiro Lucas Moura. Confira abaixo:
Prêmio especial
Para fechar o dia de premiações, a Fifa entregou uma gratificação especial ao português Cristiano Ronaldo. Em 2021, o agora atacante do Manchester United se tornou o maior goleador de seleções da história. Em setembro, ele chegou a 111 gols com a camisa de Portugal, ao fazer dois na vitória sobre a Irlanda, pelas Eliminatórias Europeias, e ultrapassou o iraniano Ali Daei - com 109 -no topo do ranking. Além disso, em dezembro, contra o Arsenal, CR7 chegou aos 800 gols na carreira.