Logo Folha de Pernambuco

Futebol Internacional

Liga espanhola denuncia PSG na Uefa alegando infração do Fair Play Financeiro

A La Liga já tinha denunciado o Manchester City/ING pelo mesmo motivo em abril

Javier Tebas, presidente de La LigaJavier Tebas, presidente de La Liga - Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP

A LaLiga, responsável pela organização do Campeonato Espanhol, apresentou na Uefa nesta quarta-feira uma denúncia contra o Paris Saint-Germain/FRA alegando que o clube francês está infringindo o Fair Play Financeiro em vigor no futebol europeu.

A organização já tinha apresentado uma denúncia contra o Manchester City/ING em abril e agora faz o mesmo contra contra o PSG "por entender que estes clubes não estão cumprindo de forma contínua as atuais normas de Fair Play Financeiro".

"Já denunciamos o Manchester City e nesta semana faremos com o PSG", antecipou na segunda-feira o presidente da LaLiga, Javier Tebas.

No ato da denúncia Tebas se referiu a operações como a renovação de Kylian Mbappé com o clube francês.

Segundo o novo contrato de Mbappé, o PSG pagará ao jogador um salário entre 40 e 50 milhões de euros anuais nas três temporadas do novo vínculo.

"Consentir com este tipo de operação fora de mercado é uma barbaridade", afirmou Tebas, que explicou que as denúncias foram feitas para "defender não só o Real Madrid e o futebol espanhol, mas também o futebol europeu".

"Estas práticas alteram o ecossistema e a sustentabilidade do futebol, prejudicam todos os clubes e ligas europeias, e só servem para inflacionar o mercado de forma artificial, com dinheiro não gerado no próprio futebol", afirmou a LaLiga em comunicado.

Além das denúncias, a organização espanhola também contratou advogados na França e na Suíça para abrir "ações administrativas e judiciais nos órgãos franceses competentes e na União Europeia".

"Na Suíça, a LaLiga está estudando diferentes opções de representação por eventuais conflitos de interesse de Nasser Al-Khelaïfi derivados de suas diferentes funções" como presidente do PSG, membro do Comitê Executivo da Uefa, presidente da Associação de Clubes Europeus (ECA) e presidente do canal de TV por assinatura BeIN Sports.

Veja também

Premier League faz mudanças no regulamento sobre patrocínios
Futebol internacional

Premier League faz mudanças no regulamento sobre patrocínios

Guardiola diz que fica no City mesmo que o clube seja punido com rebaixamento
Futebol

Guardiola diz que fica no City mesmo que o clube seja punido com rebaixamento

Newsletter