Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Lucas Silva descarta comodismo e cita Santa focado em classificação

Tricolor pode praticamente assegurar vaga no mata-mata da Série D em caso de vitória contra o Nacional-PB

Lucas Silva, atacante do Santa CruzLucas Silva, atacante do Santa Cruz - Foto: Evelyn Victoria/SCFC

Vice-líder do Grupo 3 da Série D do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos, o Santa Cruz encara o Nacional-PB neste sábado (1º), no Arruda. Duelo que pode praticamente assegurar a classificação coral à próxima fase do torneio. Por isso, o atacante Lucas Silva descarta qualquer relaxamento dos pernambucanos na fase decisiva da primeira fase.

“Se vencermos, voltaremos à liderança. Não há momento de desespero. Essa mesma equipe é a que ficou sete jogos sem perder, vindo de vitórias e empates. Precisamos fazer nosso papel, ganhando os jogos”, afirmou. “Não existe comodismo aqui. Nosso pensamento inicial é classificar e depois buscar a liderança do grupo. Vamos focar nessa partida para ter esse primeiro passo”, completou.

Cálculos para chegar ao mata-mata

Mais uma vitória nos quatro jogos que restam na primeira fase da Série D. Se conseguir isso, o Santa pode se aproximar da classificação ao mata-mata da competição. Pelo menos é o que o histórico da competição mostra. 

O atual formato da Série D, com grupo de oito clubes cada e 14 rodadas na primeira fase, foi adotado a partir de 2020. Pegando a pontuação de todas as equipes que terminaram em quarto lugar, a média é de 21 pontos.

Dos 24 clubes que terminaram em quarto lugar nos recortes das três edições mais recentes, apenas oito precisaram fazer mais de 21 pontos para ficarem na posição. Os que tiveram aproveitamento mais alto foram o Cascavel (Grupo A7 2020) e Azuriz-PR (Grupo A8 2022), ambos com 24 pontos. Por outro lado, o Globo-RN (Grupo A3 2020) e o Caxias (Grupo A8 2021) foram os que fizeram menos pontos, com 18 cada. 

O próprio Santa, no ano passado, precisou de menos de 21 pontos para chegar ao mata-mata. Pelo Grupo A4, a equipe terminou em quarto lugar, somando apenas 19. Na edição de 2023, o Tricolor terá pela frente jogos contra o Nacional de Patos-PB, Campinense, Potiguar e Iguatu-CE. “Temos mais uma chance em casa e com o nosso torcedor para conseguir esse ‘número mágico’ que nos dará a classificação”, afirmou o técnico Felipe Conceição.

Veja também

Sport vai subir? Folha de Pernambuco vai às ruas do Recife para ouvir torcedores
série b

Sport vai subir? Folha de Pernambuco vai às ruas do Recife para ouvir torcedores

Rodri vê Vini Jr. como um dos melhores do mundo, mas cobra evolução: 'Tem coisas a melhorar'
FUTEBOL

Rodri vê Vini Jr. como um dos melhores do mundo, mas cobra evolução: 'Tem coisas a melhorar'

Newsletter