Luis Díaz dá empate ao Liverpool e dedica gol a seu pai, sequestrado na Colômbia
Colombiano entrou no decorrer da partida e fez gol de empate nos acréscimos
O Liverpool empatou (1-1) nos acréscimos neste domingo (5) em Luton, graças a um gol do colombiano Luis Díaz, cujo pai está sequestrado na Colômbia desde 28 de outubro, e a quem dedicou o gol mostrando a camisa com a frase 'Liberdade para papai'.
Este ponto permite aos 'Reds' ficarem na terceira posição, empatados com o Arsenal, a três pontos do líder Manchester City e a dois do Tottenham (2º), que fechará a rodada contra o Chelsea na segunda-feira.
Os jogadores comandados pelo técnico Jürgen Klopp desperdiçaram várias oportunidades claras, como uma de Darwin Núñez, e foram surpreendidos por um contra-ataque do Luton Town concluído para o fundo da rede por Tahith Chong (80').
"Um pouco de alegria"
Mas Díaz, que havia entrado em campo aos 84 minutos, em seus primeiros minutos de jogo desde o sequestro, conseguiu o empate com uma cabeçada (90'+5) evitando o que teria sido a segunda derrota do Liverpool nesta temporada.
Díaz dedicou o gol a seu pai, Luis Manuel Díaz, que permanece nas mãos de seus sequestradores após a libertação de sua mãe.
No final do jogo recebeu abraços emocionados do treinador e dos companheiros.
"Isso diz muito sobre seu caráter, sua força, poucas pessoas podem imaginar o que ele está passando. Nós o apoiamos, sentimos sua dor, embora em outro nível. O futebol às vezes pode trazer alegria em momentos sombrios. Deu um pouco de alegria para o 'Lucho' neste momento", disse Alisson Becker.
O goleiro brasileiro sofreu a morte do pai em um acidente de natação em 2021.
"O futebol sempre surpreende da maneira certa. Aconteceu comigo, quando passei por um momento difícil: você está em campo e focado em fazer o trabalho", acrescentou.
Leia também
• Fluminense mereceu conquistar a Libertadores, diz Germán Cano
• "Libertadores é o título mais importante da minha carreira", diz Marcelo
• Todos os campeões da Copa Libertadores da América
"O Lucho voltou, treinou, entrou em campo e fez um gol fantástico para nós. Estamos com ele", finalizou.
Os pais de Díaz foram sequestrados em Barrancas, sua cidade natal no norte da Colômbia, perto da fronteira com a Venezuela, por homens armados em uma motocicleta. A mãe do atacante colombiano foi resgatada horas depois na cidade de Barrancas no último fim de semana, mas seu pai continua nas mãos de seus sequestradores.
O governo colombiano garantiu na sexta-feira que ele seria libertado em breve pelos membros da guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN), com quem o governo mantém neggociações de paz.
Klopp disse que o gol foi "um momento maravilhoso", mas que "não muda em nada a situação".
"O importante é que o pai dele seja libertado. É maravilhoso porque ele queria estar aqui. Para nós é muito importante e para ele é muito importante e muito emocionante", acrescentou.
Villa cai em Nottingham
Na outra partida disputada neste domingo, o Nottingham Forest (12º) venceu em casa por 2 a 0 o Aston Villa (5º), que sofreu a terceira derrota no campeonato, dois meses depois da última.
"Víamos este jogo como um desafio para chegar ao G4, mas não conseguimos", lamentou o treinador do Villa, Unai Emery, reconhecendo "alguns erros" no City Ground.
Os gols do Forest foram marcados pelo zagueiro nigeriano Ola Aina (5') e Orel Mangala, em um chute que contou com uma falha do argentino Emiliano Martínez, que na semana passada conquistou a Bola de Ouro de melhor goleiro do mundo.
'Dibu' espalmou, a bola subiu, quicou e acabou entrando no gol (47').
"Mantivemos o nosso plano e marcamos dois gols quando podíamos criar oportunidades", disse o técnico Steve Cooper após a partida.