Luisa Baptista passa nesta segunda (18) pela 6º cirurgia depois do acidente: "Voltarei em breve
Operação é a última ao longo de 55 dias de internações em três hospitais; alta está prevista para uma semana
Internada há 55 dias, a triatleta Luisa Baptista, 29 anos, passa nesta segunda-feira (18) pela última cirurgia antes de receber alta. O procedimento é para tratar uma lesão no ombro direito.
A operação fecha o ciclo de 6 operações que ela se submeteu devido a um grave acidente ocorrido em 23 de dezembro do ano passado. A medalhista pan-americana estava pedalando na estrada municipal de São Carlos, interior de São Paulo, quando uma moto chocou contra a traseira de sua bicicleta.
Luisa entrou em coma, sofreu múltiplos ferimentos, fraturas no fêmur, na tíbia, perna, ombro, costas e lesões no pulmão direito. Desde então, enfrentou um longo caminho de hospitais e cirurgias. Poucos dias depois do acidente ela foi transferida da Santa Casa de São Carlos, interior de São Paulo, para o Hospital das Clínicas, na capital paulista. Em janeiro, foi para o São Luiz da Rede d´Or, também em SP.
Ela passou por uma cirurgia para colocação da ECMO (um suporte respiratório usado em pacientes com insuficiência cardíaca ou pulmonar grave), duas cirurgias no pulmão (uma videocirurgia, outra com robótica), uma para tratar a fratura no quadril, outra na tíbia. Hoje, a última, para uma lesão no ombro.
-- Luisa é uma das pacientes mais aguerridas e lutadoras que conheci, uma honra fazer parte da minha história, diz a médica Ludhmila Hajjar, responsável pelo tratamento e que acompanha a atleta desde a internação no Hospital das Clínicas.
Leia também
• Luisa Baptista retira oxigenação por membrana extracorpórea
• Luisa Baptista tem melhora e retira equipamento que a auxiliava a respirar
• Hospital das Clínicas diz que Luisa Baptista apresentou melhora
A triatleta está com as funções cerebrais perfeitas e perto de se recuperar totalmente das funções motoras.
-- Minha melhora é diária. Voltarei em breve. Só tenho que agradecer – conclui Luisa