Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Lula reafirma torcida pelo Náutico; entenda a ligação entre o Timbu e o ex-presidente

Carinho do petista com o Timbu da Rosa e Silva vem desde a sua infância, quando começou a morar em São Paulo

Delegação do Náutico e presidente Lula, em agosto de 2004Delegação do Náutico e presidente Lula, em agosto de 2004 - Foto: Reprodução/acervo pessoal/CTN

O ex-presidente Lula, na manhã desta quarta-feira (09), aproveitou uma entrevista cedida à Rádio Clube, para reafirmar a sua torcida ao Náutico em Pernambuco. A ligação entre o político e o clube da Rosa e Silva não é novidade, e, na verdade, perdura há mais de 60 anos. É oriunda de um time de futebol que montou na sua infância, assim que começou a morar em São Paulo. 

Em agosto de 2004, quando ainda ocupava o cargo de Presidente da República, o petista realizou uma audiência com os representantes do clube pernambucano. Na época, o Timbu iria enfrentar o Brasiliense pela Série B, e aproveitou a viagem ao Distrito Federal para presentear Lula com a faixa de campeão estadual de 2004, título que o Alvirrubro havia conquistado naquele ano. 

Na ocasião, explicou a sua ligação com o clube, durante sua infância: 

"É engraçado, porque eu vim de Pernambuco muito pequeno, eu nem sabia que existia Náutico em Pernambuco, até que. em 1961, eu e meu irmão mais velho moravamos num bairro em São Paulo, ali perto do Museu do Ipiranga, que era na Vila Carioca, quase divisa com São Caetano, e nós resolvemos montar um time de futebol. E um belo dia meu irmão falou: “o time vai se chamar Náutico”. Por que Náutico? Porque é um time lá de Pernambuco. Eu não conhecia nada, eu tinha vindo com 7 anos”, revelou.  

“Nós montamos o Náutico e fizemos um bom time de futebol. Jogamos, acho que uns 12 anos, até eu mudar para outro bairro e aí o time acabou, porque nós éramos os fundadores. Portanto, o time estava de pé enquanto a gente estava jogando. Então, eu tenho um carinho especial", declarou Lula. 

Em entrevista recente ao podcast “PodPah”, o presidente revelou que até os uniformes do time montado por ele e seu irmão eram inspirados nas cores alvirrubras. Além do Timbu, o ex-presidente afirma também que é torcedor do Corinthians, em São Paulo, do Vasco, no Rio de Janeiro, e do Cruzeiro, em Minas Gerais.

Ainda nesta quarta-feira (09), o Timbu entrará em campo contra o Retrô, pelo Campeonato Pernambucano 2022. O jogo acontecerá no estádio dos Aflitos, às 21h30. 

Veja também

Newsletter