Logo Folha de Pernambuco

Copa do Mundo

Lula recebe ministras no Alvorada para assistir primeiro jogo da seleção feminina na Copa do Mundo

O jogo de estreia será contra o Panamá

Jogadoras da Seleção BrasileiraJogadoras da Seleção Brasileira - Foto: Thaís Magalhães/CBF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira ministras de estado no Palácio da Alvorada, sua residência oficial, para assistir o primeiro jogo da seleção feminina de futebol na Copa do Mundo. O jogo de estreia será contra o Panamá.

Participam do encontro:

Ministra Margareth Menezes (Cultura)

Ministra Nísia Trindade (Saúde)

Ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento)

Ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação)

Ministra Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação)

Ministra Cida Gonçalves (Mulheres)

Ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas)

Secretária-Executiva e Ministra em exercício do Esporte, Juliana Agatte

Presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros

Presidenta da CAIXA, Rita Serrano

O evento ocorre em meio às negociações do Palácio do Planalto com o Centrão — PP e Republicanos — para acomodar indicados das legendas na esplanada e aumentar o apoio ao governo no Congresso Nacional. Nesse processo, são consideradas algumas baixas femininas em postos de comando.

A primeira troca concretizada foi no Ministério do Turismo, com a saída da ex-ministra Daniela Carneiro. Em seu lugar, assumiu o deputado federal Celso Sabino (União-PA). A presidente da Caixa, Rita Serrano, e a ministra Luciano Santos (Ciência e Tecnologia) também estão com os cargos na mira do Centrão.

O Ministério da Gestão, comandado por Esther Dweck, também pode acabar entrando na possível reforma ministerial. Como mostrou o Globo, a eventual saída de Esther do primeiro escalão não enfrentaria grande resistência entre os petistas. A ministra, apesar de afinada com o partido, é considerada um quadro técnico.

Além disso, um dos cenários estudados considera ainda a saída de Cida Gonçalves do comando do Ministério das Mulheres para acomodar a ministra Luciana Santos, caso sua pasta seja mesmo dada ao Centrão.
 

Treino da seleção
No começo de julho, Lula e Janja acompanharam o treino da seleção feminina em Brasília para o último amistoso antes da Copa do Mundo. Na ocasião, o casal presidencial estava acompanhado pelos ministros Paulo Pimenta (Secom), Ana Moser (Esportes), Anielle Franco (Igualdade Racial), Cida Gonçalves (Mulher) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).

Lula e Janja ganharam uma camisa oficial da seleção. O presidente também recebeu o modelo preto da campanha anti-racismo escrito "Vini Jr.10".

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B
Série B

Luta pelo acesso: confira como chegam os concorrentes do Sport na última rodada da Série B

Newsletter