Lyon vence Wolfsburg e leva pela 5ª vez seguida a Liga dos Campeões feminina
Essa foi a quarta vez que os dois times decidiram o torneio continental, com as francesas vencendo todas as anteriores
O Lyon mostrou mais uma vez seu domínio no futebol feminino na Europa ao conquistar, neste domingo (30), pela sétima vez, a quinta consecutiva, a Liga dos Campeões, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Wolfsburg, na final disputada na cidade espanhola de San Sebastián.
Os gols da equipe francesa foram marcados por de Eugénie Sommer (25), Saki Kumagai (44) e Sara Björk Gunnarsdottir (88), enquanto Alexandra Popp (57) diminuiu para as alemães. Essa foi a quarta vez que os dois times decidiram o torneio continental, com as francesas vencendo todas as anteriores (2012/13, 2015/16 e 2017/2018).
Sem poder contar na reta final da competição com a lesionada norueguesa Ada Hegerberg, eleita a melhor jogadora do mundo em 2018 e heroína da última final da Liga ao marcar três gols sobre o Barcelona (4-1), o Lyon não se intimidou e mostrou em campo porque detém tantos títulos da Liga dos Campeões.
Coube a Eugénie Le Sommer, Saki Kumagai e a recente contratação de Sara Björk Gunnarsdottir, que pertencia ao Wolfsburg, liderar as francesas nesta nova conquista.
Leia também
• Bayern ultrapassa Barcelona em títulos da Champions; veja todos os campeões
• Bayern bate o PSG e conquista a Champions pela sexta vez
"É muita alegria. Muitas vezes nos perguntam se não estamos cansadas de vencer. Não, não estamos cansadas. Olhe para a nossa alegria de novo hoje! Não há cansaço, queremos sempre vencer e hoje, mesmo que seja o sétimo título, o quinto consecutivo, a alegria continua, mesmo que seja um pouco diferente. E sempre há um sabor particular quando ganhamos a Liga dos Campeões", declarou à emissora francesa Canal+ a atacante Eugénie Le Sommer, acrescentando que este título foi um presente de casamento (ela casou recentemente).
Já a capitã da equipe, Wendie Renard, e suas companheiras Sarah Bouhaddi e Le Sommer fizeram história ao conquistar seu quinto título europeu consecutivo.
"Eu nunca estou cansada de vencer! Você pode contar comigo para estar lá (na final) no próximo ano. A gente celebra porque é difícil ganhar esta competição. Temos que lutar todos os anos por esse troféu e é lindo. Vamos levá-lo para casa e vamos festejá-lo com todos. Queremos deixar uma marca. Temos que ir para o sexto (título seguido) para superar o recorde que o igualamos hoje", declarou Wendie Renard, fazendo uma referência ao pentacampeonato consecutivo conquistado pela equipe masculina do Real Madrid na Liga dos Campeões, durante a década de 1950.
Para chegar a esta nova final e manter a hegemonia no continente, o Lyon passou pelo Fortuna Hjorring, da Dinamarca, (oitavas), Bayern de Munique (quartas) e PSG (semifinal). Já o Wolfsburg, que tem dois títulos do torneio europeu, superou o Twente, da Holanda (oitavas), Glasgow City, Escócia (quartas), e o Barcelona, Espanha (semifinal).
Relação de equipes campeãs da Liga dos Campeões feminina desde 2002:
2002: Frankfurt (ALE)
2003: Umea IK (SUE)
2004: Umea IK (SUE)
2005: Turbine (ALE)
2006: Frankfurt (ALE)
2007: Arsenal (ING)
2008: Frankfurt (ALE)
2009: Duisburgo (ALE)
2010: Turbine (ALE)
2011: Lyon (FRA)
2012: Lyon (FRA)
2013: Wolfsburgo (GER)
2014: Wolfsburgo (GER)
2015: Frankfurt (ALE)
2016: Lyon (FRA)
2017: Lyon (FRA)
2018: Lyon (FRA)
2019: Lyon (FRA)
2020: Lyon (FRA)