Jogos olímpicos

Marco Grael e Gabriel Simões garantem vaga em Paris 2024

Medal Race da Regata da Última Chance acontece nesta sexta-feira (26)

Marco Grael e Gabriel Simões estão classificados para a disputa olímpica na classe 49er Marco Grael e Gabriel Simões estão classificados para a disputa olímpica na classe 49er  - Foto: Divulgação/CBVela

Na prova desta quinta-feira (25), da 'Regata da Última Chance', em Hyères, na França, os brasileiros Marco Grael e Gabriel Simões, da classe 49er, carimbaram a renovação do passaporte e estarão na França, no próximo mês de julho, para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris. Os velejadores venceram a 15ª regata e mesmo antes da medal race - que vale o dobro de pontos -, que acontece nesta sexta-feira, não podem ser mais alcançados. 
 

Neste momento, Marco e Gabriel estão na terceira colocação da disputa. À frente dos brasileiros, estão uma dupla da Alemanha (Meggendorfer e Spranger) e outra da Bélgica (Lefebvre e Heuninck), primeiro e segundo lugares, respectivamente. Atrás da dupla brasileira e na 4ª posição estão uma outra equipe germânica (Rieger e Heinrich), mas que pelo fato de já terem uma outra dupla do país mais bem classificada, não podem tirar a vaga do Brasil. 

Na quinta colocação tem uma equipe de Hong Kong (Sakai e Aylsworth) e na sexta uma dupla italiana (Ferrarese e Chiste). Pelo fato dos italianos não conseguirem alcançar o Brasil na pontuação geral, Grael e Simões já garantiram a classificação aos Jogos Olímpicos. 

A classificação da dupla aconteceu após grande esforço em melhorar seus resultados. 4ª colocados no Pan-Americano do ano passado, Marco e Gabriel enxergam uma evidente melhora em seus desempenhos nos últimos meses. “Nós tivemos altos e baixos, mas nos desenvolvemos e fomos sólidos até aqui. Tivemos uma melhora na navegação no último ano e estamos felizes com isso”, disse Grael em entrevista ao 49ersailing. 

Tradição familiar nas águas 

Com um nome muito conhecido na vela brasileira, Marco é mais um integrante da família Grael a disputar os Jogos Olímpicos. Filho do cinco vezes medalhista olímpico, Torben, irmão da duas vezes medalhista olímpica, Martine e sobrinho de Lars, duas vezes medalhista de bronze, o velejador de 34 anos tentará entrar nesse hall familiar de medalhistas. 
 

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter