Max Verstappen supera Charles Leclerc e vence GP da Arábia Saudita
Apesar de perder no fim, Leclerc mantém a liderança no campeonato mundial após duas etapas
O atual campeão da Fórmula 1, o holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu neste domingo o Grande Prêmio da Arábia Saudita, segunda corrida da temporada 2022, à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que havia vencido o primeiro GP.
O espanhol Carlos Sainz Jr (Ferrari) terminou em terceiro, completando o pódio no circuito de Jeddah.
Verstappen conseguiu, portanto, vencer as Ferraris, que haviam conquistado os dois primeiros lugares há uma semana no Bahrein (Leclerc em primeiro e Sainz Jr em segundo).
Leia também
• Com dobradinha da Ferrari, Leclerc vence GP do Bahrein
• Leclerc faz a primeira pole da temporada da Fórmula 1 no Bahrein
• Verstappen supera Ferraris na segunda sessão de treinos livres no Bahrein
Como havia acontecido em Sakhir, Verstappen e Leclerc deram show e lutaram pela vitória nas últimas voltas, mas desta vez o campeão de 2021 conseguiu vencer, depois de ter que abandonar no fim de semana passado.
"Lutamos muito na frente. Foi difícil. Estou muito feliz por finalmente termos dado o pontapé inicial na temporada", disse Verstappen após a vitória.
Apesar de perder no fim, Leclerc mantém a liderança no campeonato mundial após duas etapas. "Não foi o suficiente hoje, mas eu realmente gostei da corrida. Foi uma corrida difícil, mas justa. Todas as corridas deveriam ser assim. Foi divertido, estou obviamente desapontado, queria vencer hoje", admitiu ele.
O mexicano Sergio Pérez, da outra Red Bull, largou da pole, mas terminou em quarto lugar na corrida.
O piloto de Guadalajara liderou a corrida em sua primeira parte, mas não teve sorte parando para trocar os pneus pouco antes de um acidente do canadense Nicholas Latifi (Williams), que provocou a entrada do 'safety car'.
Seus perseguidores imediatos aproveitaram o pit stop 'gratuito' graças ao safety car para ultrapassá-lo.
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes), sete vezes campeão do mundo, havia largado na 15ª posição no grid após um mau desempenho na classificação de sábado e entrou por pouco neste domingo na zona de pontuação, terminando a prova em décimo.
Na outra Mercedes, o britânico George Russell teve um desempenho melhor e terminou em quinto lugar.