Logo Folha de Pernambuco

Fórmula 1

Max Verstappen vence GP do México de F1 pela quarta vez

Holandês venceu sua 14ª corrida em 2022 para estabelecer um novo recorde de mais vitórias em uma temporada

Verstappen, campeão mundial de Fórmula 1 em 2022Verstappen, campeão mundial de Fórmula 1 em 2022 - Foto: ALFREDO ESTRELLA / AFP

O piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull e bicampeão do mundo, dominou de ponta a ponta e foi o vencedor do Grande Prêmio do México de Fórmula 1, disputado neste domingo no autódromo Hermanos Rodríguez.

Com um ritmo impressionante, Verstappen venceu sua 14ª corrida em 2022 para estabelecer um novo recorde de mais vitórias em uma temporada. Esta também é a quarta vez que o holandês vence no México, depois de 2017, 2018 e 2021.

O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, terminou a corrida em segundo lugar.

A expectativa de ver o piloto da casa, Sergio Pérez, vencer uma corrida diante de seu público não se cumpriu, já que o mexicano da Red Bull acabou na terceira colocação, mas com a volta mais rápida da prova.

Pérez não sentiu a pressão do monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, de quem tomou a segunda posição no Mundial de pilotos.

O campeão deu aula 

A corrida começou com uma temperatura ambiente de 25 graus e 46,7 graus no asfalto. A largada foi impecável: os pilotos atravessaram a reta inicial de 811 metros sem nenhum acidente e Verstappen manteve a liderança.

Depois das primeiras curvas, o britânico George Russell, da Mercedes, perdeu a segunda posição e caiu para quarto, ultrapassado por Hamilton e Pérez.

O grande duelo desde as primeiras voltas até o final foi a perseguição de Hamilton a Verstappen.

Outro destaque da prova foi o desempenho de 'Checo' Pérez superando Russell e os dois corredores da Ferrari: o espanhol Carlos Sainz e Leclerc.

Na 21ª volta, Verstappen começou a diminuir o ritmo por conta do desgaste dos pneus.

Pérez foi o primeiro piloto a ir para os boxes e por um atraso na troca do pneu traseiro esquerdo caiu para a sexta posição, atrás de Russell, Sainz e Leclerc.

Verstappen também precisou fazer seu pit stop, mas seus mecânicos fizeram um melhor trabalho e o holandês voltou para a pista atrás apenas dos carros da Mercedes.

Pérez fez a volta mais rápida com o tempo de 1:21.995 e com muita facilidade ultrapassou Leclerc, recebendo uma sonora ovação das arquibancadas.

Depois das paradas das duas Mercedes, foram restabelecidas na pista as posições prévias: Verstappen em primeiro, seguido por Hamilton e Pérez. As Ferraris ficaram em quinto (Sainz) e sexto (Leclerc).

A corrida transcorreu sem incidentes sérios, mas na 41ª volta o japonês Yuki Tsunoda (ALhpaTauri) teve que abandonar a pista com o lado direito de seu carro danificado por um toque com o australiano Daniel Ricciardo (McLaren).

O espanhol Fernando Alonso também abandonou a prova por uma avaria no motor de sua Alpine na 64ª volta.

Durante o fim de semana, o GP do México registrou uma público total de 395.902 espectadores para estabelecer um novo recorde (371.779 em 2021).

Veja também

Copinha: Náutico estreia neste sábado (3), contra o Araguacema-TO; saiba onde assistir
Futebol

Copinha: Náutico estreia neste sábado (3), contra o Araguacema-TO; saiba onde assistir

EUA divulga vídeo de embate em que medalhista olímpico é imobilizado com arma de choque e detido
POLÍCIA

EUA divulga vídeo de embate em que medalhista olímpico é imobilizado com arma de choque e detido

Newsletter