Jogos Olímpicos

Mayra Aguiar vence por ippon em 40 segundos em estreia nas Olimpíadas

Bicampeã mundial, Mayra pode se tornar a primeira judoca brasileira a conquistar três medalhas olímpicas

Mayra avança para a próxima faseMayra avança para a próxima fase - Foto: Frank Fife/AFP

Começou de forma brilhante a campanha da judoca brasileira Mayra Aguiar nas Olimpíadas de Tóquio-2020, na categoria até 78 kg, nesta quinta-feira (29).  Em 40 segundos de luta, ela derrubou a israelense Inbar Lanir de costas no tatame e conseguiu um ippon, encerrando o combate e avançando para as quartas de final.

Bicampeã mundial, Mayra pode se tornar a primeira judoca brasileira a conquistar três medalhas olímpicas. Esta é sua quarta participação nos Jogos, após Pequim-2008, Londres e Rio-2016. Nas duas últimas, levou o bronze. Considerando todos os esportes, a atleta pode se igualar a Fofão, hoje a única mulher brasileira medalhista em três Jogos diferentes.

Mayra, que possui ainda quatro medalhas pan-americanas e sete em Mundiais, e tornou conhecida do grande público aos 15, após chegar à final do Pan do Rio-2007, ainda sem ser faixa preta na ocasião. No ano passado, a gaúcha lesionou o joelho e precisou passar por cirurgia, a sétima de sua carreira. Por causa da operação e da pandemia de Covid-19, ficou 16 meses sem lutar, até retornar no Mundial disputado em junho.

Veja também

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade
Futebol

"Pelada dos Médicos" celebra longevidade

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Newsletter