Mbappé entra para a história como um dos poucos a marcar gols em duas finais e a anotar um hat-trick
O vice da Copa do Mundo não apagou os feitos de Kylian, que terminou a competição na artilharia, com oito gols
Mbappé entrou para a história. Com apenas 23 anos, o atual vice-campeão do mundo pela França não levou o título, mas deixa registrado algumas conquistas importantes.
Ele não só conseguiu o feito de marcar em duas finais de Copa do Mundo - em 2018, na Rússia, e em 2022, no Catar -, como também anotou um hat-trick em uma final (quando o jogador marca três gols em uma mesma partida, sem contar disputa de pênaltis).
Leia também
• Messi ganha prêmio de melhor jogador; Mbappé é o artilheiro da Copa
• Após vencer nos pênaltis, Argentina é campeã da Copa do Mundo 2022
A verdade é que se não fosse Kylian Mbappé, a França nem teria disputado o título nos pênaltis. Artilheiro desta edição do Mundial, com oito gols, três destes foram marcados somente neste domingo (18), na final contra a Argentina.
Hat-trick
Agora, o atacante francês se junta ao inglês Geoff Hurst, o único até então que tinha conseguido marcar três gols em uma final de Copa.
O feito, que deixa de ser exclusivo, foi em 1966, contra a Alemanha. Na ocasião, a Inglaterra ergueu a taça de campeã.
Origem da expressão
A expressão "hat-trick", que hoje é usada no vocabulário futebolístico, não vem desse esporte. O termo começou a ser usado no críquete, que é um esporte também inglês, jogado com bola e tacos. Segundo o site Premier League Brasil, a expressão foi usada para nomear o feito de H. H. Stephenson, em 1858, quando ele marcou três vezes em três arremessos consecutivos no críquete.
Gols em finais
Já a outra marca que entra para a história é a de marcar em duas finais seguidas. Outra vez, tirando a exclusividade do feito, que era do brasileiro Vavá, que marcou nas decisões de 1958 e 1962, contra Suécia e Tchecoslováquia, respectivamente.
Na final de 2018, na Copa da Rússia, Mbappé anotou um gol contra a Croácia.