Mecânico realiza sonho de infância e compra seu próprio "Fórmula 1", único modelo na Bósnia
Himzo Beganovic encontrou anúncio e comprou uma réplica, mas teve que viajar até Sarajevo, capital do país, para buscar o carro, decorado com o vermelho da Ferrari
Desde menino, Himzo Beganovic sempre sonhou em ter um carro de Fórmula 1 e poder pilotá-lo. Até que um dia encontrou um anúncio e comprou uma réplica, a única na Bósnia-Herzegovina.
O mecânico de 36 anos, amante da velocidade, viajou a Sarajevo, capital do país, com o único objetivo de buscar o carro, decorado com as cores vermelhas da Ferrari e construído durante dois anos por um compatriota, respeitando plenamente as dimensões e o design de um verdadeiro F1.
"Sempre quis ter um Fórmula 1, estacioná-lo em frente à minha casa e poder dar uma volta de vez em quando", explica Beganovic, que mora em Kljuc, no Noroeste do país, e é conhecido por todos como 'Zizi'.
Não satisfeito por ter comprado uma réplica um tanto rudimentar de um F1, Zizi já planeja fazer mudanças para aprimorar o carro, que já é capaz de atingir 200 km/h. Para começar, ele quer trocar o motor atual, um diesel de 1.600 cm3 de um Golf, por outro de um Audi a gasolina de 2.800 cm3, além de instalar câmbio automático e pneus mais parecidos com os da F1.
Fã de Schumacher
"Quando você pilota o Fórmula 1, tem a impressão de estar voando. Você fica colado no chão [...] mas falta um pouco de som, um motor mais potente, para parecer mais real", explica. "Ele é o único na Bósnia. Às vezes eu o levo para outras partes do país. As pessoas chegam, tiram fotos, me fazem perguntas. A sensação é indescritível", diz com orgulho o fã de Michael Schumacher, piloto alemão que conquistou sete mundiais entre 1994 e 2004, cinco deles com a Ferrari.
Leia também
• Verstappen vê no circuito de Suzuka, o cenário ideal para recuperação na Fórmula 1
• Grupo proprietário da Fórmula 1 anuncia compra de MotoGP por 4,5 bi de euros
• Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP
Em homenagem a Schumacher, que sofreu um grave acidente de esqui em 2013, Beganovic queria seu F1 com o mesmo vermelho da Ferrari.
"Quando você coloca um motor alemão com engenhosidade bósnia, você ganha um carro italiano", brinca Zizi.