Logo Folha de Pernambuco

Esportes

Medina faz as contas e almeja liderança em Portugal

Ele está a 2.700 pontos do havaiano John John Florence, que lidera o tour. A etapa de Peniche começa na terça

Pokemon: Detetive PikachuPokemon: Detetive Pikachu - Foto: divulgação

O vice na nona etapa da Liga Mundial de Surfe, em Hossegor, na França, é página virada para Gabriel Medina. Primeiro brasileiro a se sagrar campeão mundial da modalidade, em 2014, o paulista de Maresias está concentrado em obter um bom resultado em Peniche, Portugal, que recebe a partir da próxima terça-feira a penúltima etapa do tour 2016 – a janela irá até o dia 29 de outubro.

Com o vice de Medina e o terceiro lugar do havaiano John John Florence, atual líder do ranking mundial, na França, a diferença entre os dois diminuiu para 2.700 pontos. A meta do brasileiro, entretanto, é inverter as posições em Portugal e seguir para o tradicional Pipe Masters, no Havaí, em vanatagem – até porque John John competirá em casa.

Atualmente, John John soma 48.150 pontos e lidera o circuito de forma isolada, seguido por Medina, com 45.450 pontos, e Matt Wilkinson, que começou a temporada com dois títulos seguidos, na Austrália, mas não manteve a regularidade no tour e soma 38.250 pontos.

Apesar de contar com 11 etapas, o ranking leva em conta apenas os nove melhores resultados. Se o descarte fosse hoje, Medina e John John teriam o mesmo desconto, um 13º lugar, o que não causaria alterações na pontuação.

Para Medina roubar a liderança em Portugal, é preciso garantir um bom resultado e secar o havaiano. O máximo que John John poderia conseguir seria uma semifinal. Nesse caso, o brasileiro teria que faturar o título da etapa para se tornar líder. Se John John não chegar à semi, basta a Medina avançar dois rounds a mais que o adversário para ultrapassá-lo na pontuação.

Um título em Peniche seria algo inédito para ambos. O melhor resultado de Medina em Portugal foi no ano passado, quando caiu nas quartas após uma interferência no compatriota Italo Ferreira. Já o havaiano foi semifinalista em 2014, mas acabou eliminado pelo sul-africano Jordy Smith.

Pontuação por etapa:

Campeão: 10 mil
Vice: 8 mil
Semifinalista: 6.5 mil
Eliminado nas quartas de final: 5.2 mil
Eliminado no Round 5: 4 mil
Eliminado no Round 3: 1.750 mil
Eliminado no Round 2: 500
 

 

 

 

Veja também

Cleveland Cavaliers atropela o campeão da NBA Cup
NBA

Cleveland Cavaliers atropela o campeão da NBA Cup

MotoGP ganha uma etapa no Brasil, após um jejum de 22 anos sem corridas em solo brasileiro
MOTOGP

MotoGP ganha uma etapa no Brasil, após um jejum de 22 anos sem corridas em solo brasileiro

Newsletter