Messi e Cristiano frente a frente de novo? Relembre os grandes confrontos entre os craques
Jogador argentino deverá fazer companhia ao astro português no futebol da Arábia Saudita
A maior rivalidade do futebol pode voltar com a possibilidade da ida de Lionel Messi para a Arábia Saudita na próxima temporada, segundo uma fonte da AFP. O possível contrato bilionário com o Al-Hilal colocaria o atual camisa 30 do Paris Saint-German cara a cara com seu grande rival, Cristiano Ronaldo. O português é jogador do Al-Nassr, time que é o maior adversário da suposta nova equipe do craque argentino.
Os dois se enfrentaram pela última vez em agosto de 2020, em uma partida entre Barcelona e Juventus, pela Champions League. O jogo terminou em uma vitória por 3 a 0 para o time italiano, com dois gols de pênalti de Cristiano, no Camp Nou. CR7 e Messi já dividiram o campo 36 vezes, sendo 28 delas durante o Campeonatos Espanhol, quando defendiam Real Madrid e Barcelona, respectivamente.
Caso o contrato de Messi com o saudita Al-Hilal seja confirmado, o embate entre os dois craques se torna inevitável. Em campo, Messi e Cristiano já criaram partidas eletrizantes, e a memória deixa os torcedores ansiosos para um possível novo capítulo.
A primeira vez que se enfrentaram foi pela semifinal da Champions League, em 2008. Em uma partida que terminou em 0 a 0, o português, com apenas 23 anos, perdeu um pênalti pelo Manchester United no começo do jogo. Ainda muito jovens para se destacar, eles não foram protagonistas, mas se iniciava ali uma longa série de confrontos históricos, nos quais sempre atuaram como peças decisivas.
Leia também
• Pai de Messi nega acerto com clube da Arábia Saudita
• Messi tem suspensão reduzida no PSG e multa é de quase R$ 9 milhões, diz site
• Messi e seleção argentina brilham no Prêmio Laureus; confira todos os premiados
Em outubro de 2012, Messi e Cristiano já representavam a grande rivalidade entre Barcelona e Real Madrid. Isso transformou uma partida pela sétima rodada do Campeonato Espanhol em final. Com poder de decisão dos craques, o clássico eletrizante terminou 2 a 2 no Camp Nou, com dois gols do argentino e dois do português. Diante de quase 100 mil torcedores, o time catalão conseguiu se manter na primeira colocação, a duas vitórias de ser campeão.
Na temporada seguinte, também pela LaLiga, o jogo foi ainda mais feroz. Com um placar de 4 a 3, o Barça venceu a partida com um hat-trick de Messi. Cristiano também fez questão de balançar a rede, mas apenas uma vez. A partida pela 29ª rodada terminou com impressionantes sete gols no Santiago Bernabéu, se tornando uma das disputas mais emocionantes entre os times — e craques.
A dupla também já se enfrentou vestindo as bandeiras de seus respectivos países. Ambos estiveram presentes em cinco Copas, mas o confronto não aconteceu durante o Mundial. Argentina e Portugal se enfrentaram em dois amistosos e, nesta briga, eles estão empatados com uma vitória cada.
O saldo final dos confrontos é favorável para o argentino. Foram 16 vitórias de Messi, contra 11 de Cristiano. Eles empataram nove vezes.
Messi na Arábia
Vários meios de comunicação informaram nos últimos dias uma oferta astronômica do Al-Hilal (grande rival do Al-Nassr), que alcançaria 400 milhões de euros (440 milhões de dólares, 2,18 bilhões de reais) por ano, para convencer o argentino a retomar a famosa rivalidade com Cristiano Ronaldo.
Jorge Messi, pai e empresário de Lionel, fez questão de vir à público afirmar que não existe qualquer acerto ou acordo verbal entre o craque argentino e outro clube. Em um comunicado oficial, o gestor de carreira do camisa 30 garantiu que eles decidirão o futuro apenas no final da temporada.
Enquanto Messi não bate o martelo, Cristiano segue no contrato com o clube saudita, avaliado em 400 milhões de euros até junho de 2025. Com a quantia, o português se tornou o atleta mais bem pago do mundo em 2023, segundo o ranking anual da revista Forbes.