Messi faz 37 anos: seu último aniversário numa Copa América
O craque argentino comemora em plena Copa América nos Estados Unidos e já sonhando com a grande final, que será disputada em Miami no dia 14 de julho
Lionel Messi completa 37 anos nesta segunda-feira (24), mais um aniversário em que o craque argentino comemora em plena Copa América nos Estados Unidos e já sonhando com a grande final, que será disputada em Miami no dia 14 de julho.
Não é apenas mais um aniversário para o capitão da 'Albiceleste'. É um dia perfeito para relembrar, em sua última participação numa Copa América, a sétima de sua carreira, os inúmeros feitos que definiram a trajetória de um dos maiores jogadores de todos os tempos.
Leia também
• Messi se torna jogador com mais partidas na história da Copa América; confira o top 10
• Messi, Suárez, Sánchez, Di María: estrelas sul-americanas podem disputar última Copa América
• Cristiano Ronaldo e Messi seguem com recordes a quebrar em Eurocopa e Copa América
Das ruas de Rosário, sua terra natal, aos estádios mais emblemáticos do planeta, Messi deixou uma marca indelével nos livros de história do futebol e na memória de milhões de torcedores.
Campeão mundial em 2022 e campeão da América em 2021. Campeão olímpico em Pequim-2008. Oito Bolas de Ouro e três prêmios Fifa The Best. Duas Bolas de Ouro (2014 e 2022) como melhor jogador de uma Copa do Mundo. Duas vezes melhor jogador da Copa América (2015 e 2021).
Seis vezes artilheiro da Liga dos Campeões. Duas vezes melhor jogador da Europa. Um prêmio Laureus (2019).
No total, 57 prêmios individuais que falam de sua vida e obra.
"Tive a sorte de ter conquistado tudo na minha carreira (...) Meu maior prêmio foi a Copa do Mundo. Muitos torcedores no mundo queriam que a Argentina fosse campeã em parte por minha causa. Não falta nada para eu conquistar. Ganhei tudo", diz Messi.
"Feliz aniversário, capitão!"
O mundo não demorou a reagir ao seu aniversário e as redes sociais se encheram de inúmeras mensagens, fotos e vídeos em homenagem ao maior jogador das últimas décadas. As hashtags #messibirthday e #cumplemessi fizeram furor na internet.
"Mais um ano comemorando com a 'Celeste y Blanca'. Feliz aniversário, capitão!", publicou a Federação Argentina de Futebol (AFA) em suas redes sociais, acompanhando a postagem com diversas fotos mostrando os momentos mais marcantes de Messi vestido com a 'albiceleste'.
A Fifa, por sua vez, destacou em suas contas online a frase "Um jogo de 37 anos e 5 Copas do Mundo" e ilustrou as publicações com vídeos das jogadas de Messi nas Copas do Mundo da Alemanha-2006, África do Sul-2010, Brasil-2014, Rússia-2018 e Catar-2022.
"Quero desejar um feliz aniversário a Lionel Messi, capitão da seleção vencedora da Copa do Mundo da Fifa e um jogador incrível", escreveu o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
"Você é alguém que faz o mundo sonhar com a sua grandeza. Continue sempre fazendo isso e inspirando todos a praticar e desfrutar do nosso lindo esporte. Aproveite este dia especial e até breve", finalizou o dirigente.
A Conmebol também se juntou às comemorações e escreveu em suas redes "FELIZ ANIVERSÁRIO 10! Ídolo da Argentina e líder mundial. Viva Lionel Messi!"
Recordes e mais recordes
Envolvido na disputa da Copa América dos Estados Unidos-2024, Messi se tornou o jogador com mais partidas disputadas na história do torneio continental ao atingir a marca de 35 jogos em sua estreia contra o Canadá.
O camisa 10 dividia essa honra com o goleiro chileno Sergio Livingstone (34 jogos) desde a final da Copa América do Brasil-2021, onde a 'Albiceleste' se sagrou campeã.
A Copa de 2024 também pode dar ao craque argentino mais dois recordes: tornar-se o maior artilheiro da história da Copa América e ser o primeiro jogador a vencer o torneio duas vezes consecutivas como capitão.
O brasileiro Zizinho e o argentino Norberto Méndez são os maiores artilheiros da história da Copa América com 17 gols cada. Messi, com 13, precisa de quatro gols para empatar e cinco para estabelecer um novo recorde.