Messi iguala Matthäus como jogador com mais jogos em Copas, com 25
Buscando seu primeiro título do Mundial, camisa 10 está disputando sua quinta Copa
Com sua confirmação no time titular da Argentina nesta terça-feira (13), na semifinal contra a Croácia, Lionel Messi vai aumentar para 25 a sua contagem pessoal de partidas em Mundiais e assim conseguirá igualar o recorde absoluto, que até então pertencia apenas ao alemão Lothar Matthäus.
Estar nas semifinais garante à Argentina a disputa de outro jogo no Catar, a final ou o duelo pelo terceiro lugar. Com isso, Messi tem tudo a seu favor para chegar às 26 partidas e estabelecer um novo recorde.
O astro argentino havia chegado ao Catar com 19 partidas disputadas nas quatro Copas do Mundo em que participou anteriormente.
Ao longo da atual edição do torneio, ele se tornou o jogador argentino com mais partidas em Copas do Mundo, superando Javier Mascherano (20) e Diego Maradona (21).
Nas oitavas de final, alcançou o italiano Paolo Maldini (23) no pódio histórico e nas quartas de final o alemão Miroslav Klose (24). Só restava Matthäus à sua frente.
Leia também
• Antoine Griezmann, a engrenagem da França na Copa de 2022
• Torcedores brasileiros acordam frustrados sem Brasil x Argentina na Copa do Mundo; confira
• "Já está escrito" nas estrelas que Messi vai conquistar a Copa do Mundo, diz Ibrahimovic
Na Copa da Alemanha-2006, edição de sua estreia, Messi entrou em campo em três das cinco partidas que sua seleção disputou. Depois jogou as demais partidas da Argentina: as cinco na África do Sul-2010, as sete no Brasil-2014 e as quatro na Rússia-2018, às quais soma as agora seis que a Albiceleste tem no Catar-2022.
A estreia em Gelsenkirchen
Para encontrar a primeira partida de Messi em uma Copa do Mundo, é preciso voltar a 16 de junho de 2006, quando a Argentina enfrentou a seleção da Sérvia e Montenegro pela segunda rodada da fase de grupos em Gelsenkirchen, na Alemanha.
Messi começou esse jogo como reserva mas entrou em campo aos 75 minutos, no lugar de Maxi Rodríguez, e depois marcou o sexto gol de sua equipe na vitória por 6 a 0, já aos 88 minutos.
Começava aí uma longa história para ele na competição, onde até agora não conseguiu se sagrar campeão. O mais perto que chegou foi no Brasil em 2014, quando a Argentina foi derrotada por 1 a 0 pela Alemanha com um gol na prorrogação na final disputada no Maracanã.
Matthäus, hoje com 61 anos, conquistou a Copa do Mundo na Itália-1990.
Disputou suas 25 partidas em Copas do Mundo distribuídas em cinco edições: duas na Espanha-1982, sete no México-1986, sete na Itália-1990, cinco nos Estados Unidos-1994 e quatro na França-1998.
Messi já havia igualado outro recorde de Matthäus - e outro grupo de jogadores - no Catar, o número de Copas do Mundo disputadas, com cinco.
Não são os únicos recordes de Messi neste Mundial.
Em número de gols, Messi chegou a 10 e agora divide com Gabriel Batistuta a honra de ser o argentino com mais gols no torneio. A estrela do Paris Saint-Germain havia chegado ao emirado com seis gols.
O argentino ainda está longe do recorde absoluto de gols, que pertence a Miroslav Klose com 16.