Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Messi perde pênalti, mas Dibu Martinez vira herói e coloca Argentina na semifinal da Copa América

Goleiro defendeu duas penalidades após empate dos argentinos em 1x1 no tempo normal, contra o Equador

Dibu Martinez foi o herói da classificação da ArgentinaDibu Martinez foi o herói da classificação da Argentina - Foto: Charly Triballeuau/AFP

Quando a situação aperta, você sabe quem é que resolve para a Argentina. Messi? Não: Dibu Martinez. Com duas defesas nas cobranças de penalidade, o goleiro mais uma vez foi herói de uma classificação da seleção (qualquer lembrança da Copa do Mundo de 2022 não é mera coincidência). Após empate em 1x1 com o Equador no tempo normal, em Houston, pelas quartas de final da Copa América, os hermanos avançaram ao venceram por 4x2 nas penalidades - Messi, inclusive, foi o único a desperdiçar para os atuais campeões do torneio.



O adversário dos argentinos na semifinal sairá do confronto entre Venezuela e Canadá, que jogam sexta (5), às 22h, em Dallas. Os outros confrontos das quartas serão sábado. Às 19h, em Glendale, a Colômbia pega o Panamá. Mais tarde, às 22h, é a vez do Brasil entrar em campo para enfrentar o Uruguai, em Las Vegas.

O jogo

Em dois lances, o Equador por pouco não abriu o placar. Primeiro, em finalização de Sarmiento, que driblou bem e finalizou para a grande defesa de Martinez. Depois, Preciado recebeu ótimo cruzamento de Valencia, mas tocou por cima da meta. 

Quando a Argentina fugiu da marcação alta, a qualidade dos atuais campeões da Copa América prevaleceu. Aos 34, Messi cobrou escanteio, Mac Allister desviou de cabeça e Lisandro Martínez completou para fazer 1x0.

Na trave

Enner Valencia teve nos pés a chance de dar alegria aos quase 20 milhões de equatorianos espalhados no mundo. O árbitro uruguaio Andreas Matonte assinalou penalidade após a bola bater no braço de De Paul. O atacante do Internacional foi para a cobrança, deslocou o goleiro, mas a bola bateu caprichosamente na trave.

Nos acréscimos, o improvável. Yeboah cruzou, Kevin Rodríguez desviou de cabeça e a bola morreu no fundo das redes para empatar o confronto. E detalhe: aos 51, Caicedo quase virou o jogo em cabeçada que passou perto da trave esquerda. No fim, a classificação para a semifinal foi definida nas penalidades.

Penalidades

O primeiro a cobrar foi Messi. O craque argentino optou por uma cavadinha, mas a bola acertou o travessão. Para sorte do camisa 10, Martinez logo em seguida pegou a cobrança de Mena.

Martinez, aliás, mostrou o quão gigante é no fundamento. O goleiro defendeu também a batida de Minda. Os demais argentinos converteram todas e levaram a seleção para a semifinal. 

 

Veja também

Neuer se machuca em treino e vira dúvida no Bayern
Futebol

Neuer se machuca em treino e vira dúvida no Bayern

"O sorriso negro ainda incomoda muita gente", diz multimedalhista em Jogos da Juventude
Representatividade

"O sorriso negro ainda incomoda muita gente", diz multimedalhista em Jogos da Juventude

Newsletter