México anuncia sua candidatura oficial aos Jogos Olímpicos de 2036
O país já sediou o maior evento esportivo do mundo uma vez, em 1968
Cinquenta e quatro anos depois de sediar os Jogos Olímpicos, o México anunciou nesta quarta-feira (26) sua candidatura oficial aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para receber o maior evento esportivo do mundo pela segunda vez, em 2036.
"O Comitê Olímpico Mexicano está orgulhoso de que, seis meses depois de comemorar seus 100 anos de vida, estejamos iniciando o caminho para ser novamente os organizadores dos Jogos Olímpicos em 2036", disse María José Alcalá, presidente do COM, em coletiva de imprensa.
No anúncio, Alcalá estava acompanhado de Marcelo Ebrard, secretário de Relações Exteriores.
Alcalá, ex-mergulhadora olímpica em Seul-1988, Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Sidney-2000, e a primeira mulher a ocupar a presidência do COM desde sua eleição em novembro de 2021, mostrou uma carta de aprovação do COI à candidatura do México.
Leia também
• Ex-diretor do comitê organizador dos Jogos de Tóquio é detido por suspeitas de corrupção
"Desde o último dia 7 de julho, o México é considerado pelo Comitê Olímpico Internacional para competir e sediar os Jogos Olímpicos", disse Alcalá.
O presidente do COM explicou que, na carta, o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, disse se sentir "animado, orgulhoso por termos o apoio do chanceler Marcelo Ebrard e do governo mexicano chefiado pelo nosso presidente Andrés Manuel López Obrador".
María José Alcalá sublinhou que na atual gestão do COI "os Jogos Olímpicos mudaram, o Presidente Thomas Bach tornou possível aos países participarem sem se endividarem, sem terem que realizar grandes façanhas em termos financeiros, mas simplesmente serem sedes com uma grande capacidade de organização e sustentabilidade".