México x Jamaica: saiba onde assistir e confira escalações
México x Jamaica acontece meste sábado (22), às 22h, no Texas
México x Jamaica será um jogo de uma equipe tradicional mas que ainda não convenceu, contra uma seleção de pouco currículo, mas disposta a complicar a vida dos adversários. O duelo acontece neste sábado (22) na Copa América, a partir das 22h, no NGR Stadium, em Houston, Texas e com transmissão da Sportv.
Leia também
• Em estreia da Argentina na Copa América, goleiro da seleção reclama do gramado: "Um desastre"
Dada a sua proximidade geográfica e a importante comunidade mexicana residente nos Estados Unidos, 'El Tri' quase será o dono da casa neste duelo que terá espaço para 72.000 torcedores.
As duas seleções, convidadas pela Concacaf para o torneio de seleções mais antigo do mundo, compõem o Grupo B, que também conta com Equador e Venezuela.
México renovado, velhos males
É verdade que o novo técnico da seleção mexicana Jaime Lozano, no cargo há um ano, fez o país sonhar ao liderar a equipe na 12ª conquista de uma Copa Ouro, em 2023.
Mas em março perdeu a final da Liga das Nações da Concacaf para os Estados Unidos e o treinador iniciou uma criticada renovação geracional, deixando de fora destaques como o goleiro Guillermo Ochoa (38 anos) e os atacantes Hirving Lozano (28) e Raúl Jiménez (33).
Jaime Lozano testou em amistosos recentes um time que perdeu por 4 a 0 para o Uruguai e, após alguns ajustes, foi derrotado por 3 a 2 por um time misto do Brasil.
Solo un día más para debutar en la @CopaAmerica.
— Selección Nacional (@miseleccionmx) June 21, 2024
¡JUNTOS Y UNIDOS EN ESTE CAMINO! pic.twitter.com/S0aiQi2cJJ
Questionado em seu país pela falta de conquistas e juventude (ele tem 45 anos, apenas alguns meses mais jovem que o técnico argentino Lionel Scaloni, que acaba de completar 46 anos), Lozano tem sua permanência em risco caso sua seleção apresente um fraco desempenho neste torneio.
"A seleção não é para formar jogadores, nos seus clubes há quem deve formá-los (…) Não partilho dessa história de mudança geracional. Os melhores devem ir para a seleção nacional, estejam eles com 40 anos ou 18 anos", disse recentemente Claudio Suárez, ex-jogador da seleção mexicana, à AFP.
Ensaio
Em sua última participação em uma Copa América (2016), o México perdeu por 7 a 0 nas quartas de final para o Chile. Embora o cenário seja difícil, sabe crescer em duelos importantes e pode encarar esta competição como um ensaio para a Copa do Mundo de 2026, onde será sede ao lado de Estados Unidos e Canadá.
"É o segundo torneio mais importante que disputamos e que poderíamos disputar, fora a Copa do Mundo, porque, para ser sincero, a Copa América é mais importante do que uma Copa Ouro, que seria o nosso setor. Temos que aproveitar", disse o meio-campista Luis Chávez, que joga no Dínamo de Moscou.
Kin y @MetLifeMX recibieron a jóvenes con discapacidad intelectual para cumplirles el sueño de vivir un día como Seleccionado.
— Selección Nacional (@miseleccionmx) June 21, 2024
Con acciones como esta, ayudamos a concientizar sobre las personas que viven con alguna discapacidad. ¡En equipo por la #Inclusión! #MetlifeMéxico pic.twitter.com/9XGcDPGQS7
Reforço de naturalizados
O México tem no ataque o colombiano naturalizado mexicano Julián Quiñones, ex-América (MEX) e que acaba de assinar pelo Al-Qadsiah, da Arábia Saudita.
Outro mexicano naturalizado é o argentino Santiago "El Bebote" Giménez, que joga no Feyenoord, da Holanda.
Além disso, contra a Jamaica, a história favorece os 'aztecas'.
Jamaica promete gols
A Jamaica estreia em Houston sem o atacante Leon Bailey, do Aston Villa, que abriu mão de disputar o torneio devido a desentendimentos com sua federação. Mas isso não os desanima.
"Nos últimos jogos sempre conseguimos fazer gols e, se olharmos para o time, vemos que a Jamaica é rica em talentos ofensivos (…) Esses caras conseguem fazer gols com sua velocidade, com sua habilidade", disse em uma entrevista recente o seu treinador, o islandês Heimir Hallgrímsson.
Sem Bailey, venceram a República Dominicana por 1 a 0 e a Dominica por 3 a 2, na segunda rodada das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2026 e antes, em março, conquistaram o terceiro lugar na Liga das Nações.
Working Hard in Houston #Reggaeboyz#Jamaicalandwelove#CopaAmèrica #Jamaica pic.twitter.com/NWn3YEgDgy
— Official J.F.F (@jff_football) June 20, 2024
Os atacantes Michail Antonio (do West Ham), Shamar Nicholson (Clermont, FRA) e Demarai Gray (Al-Ettifaq Club, SAU) e o meio-campista Bobby DeCordova Reid (Fulham, ING) são alguns de seus destaques.
Seu capitão, o goleiro Andre Blake (do Philadelphia Union, EUA), ainda está se recuperando de uma cirurgia no joelho, então Shaquan Davis (Mount Pleasant, JAM) ou Jahmali Waite (El Paso Locomotive, EUA) poderiam inicialmente substituí-lo.
México x Jamaica - Onde assistir?
Transmissão: Sportv
Horário: 22h
Data: 22/06
Local: NGR Stadium/Houston/Texas
Prováveis escalações:
México: Julio González - Israel Reyes o Jorge Sánchez, Edson Álvarez, Johan Vásquez, Gerardo Arteaga - Luis Chávez, Luis Romo, Carlos Rodríguez o Erick Sánchez - Uriel Antuna, Santiago Giménez, Julian Quiñones ou Guillermo Martínez. Técnico: Jaime Lozano
Jamaica: Shaquan Davis o Jahmali Waite - Dexter Lembikisa, Di'Shon Bernard, Richard King, Gregory Leigh - Bobby Decordova Reid, Karoy Anderson, Kasey Palmer - Renaldo Cephas, Kaheim Dixon, Shamar Nicholson. Técnico: Heimir Hallgrímsson