Logo Folha de Pernambuco

Copa do Nordeste

Mikael anota hat-trick, e Sport bate Náutico de virada na Ilha do Retiro

Em jogo de cinco gols, Leão bateu o Timbu por 3x2 pela competição regional

Mikael fez três gols contra o NáuticoMikael fez três gols contra o Náutico - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Sport e Náutico proporcionaram um verdadeiro jogão na noite deste sábado pela segunda rodada da Copa do Nordeste. No sétimo encontro entre ambos na história do Nordestão, o Rubro-negro levou a melhor e saiu de campo com os três pontos diante de seu torcedor, na Ilha do Retiro. Após sair atrás no placar, o Leão viu Mikael brilhar com um hat-trick e bateu o Alvirrubro pelo placar de 3x2, no primeiro Clássico dos Clássicos do ano. Agora, o time da Praça da Bandeira chega aos três pontos na competição, enquanto o clube da Rosa e Silva estaciona em um no certame. 

O jogo

A torcida do Sport estava apreensiva com o jogo ainda antes da bola rolar. Horas antes do encontro, o rubro-negro recebeu a notícia que o meia Gustavo estava de saida da Ilha do Retiro. Por 2,2 miilhões de euros, o prata da casa vai defender as cores do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes por quatro temporadas. Substituto imediato do prata da casa, o meia Denner desfalcou o time, após ser diagnosticado com Covid-19. Além dele, o volante Alê Santos foi mais uma baixa pelo mesmo motivo.

Com o duelo em ação, o Náutico tomou a iniciativa do jogo e foi melhor que o rival durante boa parte da etapa inicial. Durante os primeiros 15 minutos, o Timbu marcava presença no campo ofensivo, enquanto o Leão pouco chegava na área adversária. Inclusive, o Rubro-negro só assustava em vacilos da zaga alvirrubra. Em duas delas, Mikael saiu na cara de Lucas Perri, mas não soube aproveitar as oportunidades. Já o clube da Rosa e Silva, contou com falha do goleiro rival para abrir o placar. Depois de cobrança de falta de Leandro Carvalho pela direita, aos 27, Mailson soltou a bola nos pés de Robinho e viu o atacante empurrar a pelota para o fundo das redes. 

Mesmo com a vantagem no placar, o Náutico não se acomodou no duelo e por pouco não chegou ao segundo. Oito minutos após o gol, Hereda cruzou da direita e Carpina carimbou o travessão de Mailson com um toque sutil da entrada da área. Sem matar o encontro, o Alvirrubro acabou sendo castigado. Depois de perder duas chances, Mikael não desperdiçou a terceira oportunidade. Em mais uma jogadinha pela esquerda, Sander cruzou e o camisa 99 bateu rasteiro, sob as pernas de Perri para igualar já nos acréscimos.

Na volta do intervalo, o jogo ficou morno, sem muitas grandes chances criadas para ambos os lados. No entanto, o Clássico dos Clássicos ganhou em emoção após a metade da etapa complementar. Aos 29, Mikael recebeu bom passe de Everton Felipe e foi derrubado por Camutanga! Pênalti para o Sport e vermelho para o defensor que já tinha amarelo. Na cobrança, o atacante bateu firme no alto para virar a partida e fazer seu quarto gol na temporada.

O tento deu alívio aos donos da casa, mas o Timbu não se entregou, mesmo com 10 em campo. Quatro minutos mais tarde, Kauan Maranhão, que acabara de entrar, aproveitou boa jogada de Richard Franco e empatou o duelo com leve toque para vencer Mailson. O gol de empate, porém, não foi o suficiente para segurar o ímpeto leonino. Na reta final, Alanzinho recebeu de Everton Felipe e ajeitou para Mikael. Caindo no chão, o centroavante bateu cruzado e deu números finais ao clássico.

 Ficha do jogo

Sport
Mailson; Ezequiel, Thyere, Chico e Juba; Sander, Ítalo (Fábio Alemão) e Ronaldo; Jaderson (Vanegas), Everton Felipe e Mikael. Técnico: Gustavo Florentín.

Náutico
Lucas Perri; Hereda, Carlão, Camutanga e Júnior Tavares; Djavan, Rhaldney (Rafael Ribeiro) e Carpina (Pedro Vítor); Ewandro (Kayon), Robinho (Kauan Maranhão) e Leandro Carvalho (Franco). Técnico: Hélio dos Anjos. 

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo e Rondinelle dos Santos Tavares (ambos de AL)
Gols: Robinho, aos 27' do 1T e Kauan Maranhão, aos 33' do 2T (NAU); Mikael, aos 45' do 1T, 29' e 41' do 2T (SPT)
Cartões amarelos: Ezequiel, Sander, Mikael (SPT); Djavan, Robinho, Camutanga, Rhaldney (NAU)
Cartão vermelho: Camutanga (NAU)

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Newsletter