Logo Folha de Pernambuco

Vôlei

Minas Tênis Clube conquista Superliga Feminina de vôlei

Título foi alcançado sobre o Dentil Praia Clube em 5 sets

Foto: Reprodução/ Minas Tênis Clube

O Itambé/Minas derrotou o Dentil/Praia Clube por 3 sets a 2 (25/17, 13/25, 12/25, 25/18 e 15/11) na noite desta segunda-feira (5) e sagrou-se campeão da temporada 2020/21 da Superliga feminina de vôlei. A decisão entre os dois times mineiros foi realizada no centro de desenvolvimento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema (RJ), onde as equipes se isolaram desde a fase de semifinais.

O representante de Belo Horizonte teve poder de reação na série melhor de três partidas, depois de perder a primeira delas para o Praia por 3 sets a 1 (25/21, 25/12, 21/25 e 25/22) e passar sufoco no começo do segundo confronto, mas vencê-lo pelo mesmo placar (19/25, 25/20, 27/25 e 25/23).

Nesta segunda, novamente o jogo teve altos e baixos dos dois lados. Foi a vez de o Minas começar forte e o Praia correr atrás do prejuízo, dominando totalmente o segundo e o terceiro sets. No quarto, a equipe da capital mineira reagiu e voltou a ser superior, o que se repetiu no tiebreak.

Esse é o quarto título do Minas na competição nacional. Havia faturado a edição 2018/19 da Superliga, contra o próprio Praia, e a 2001/02, além da temporada 1992/93 (na ainda chamada Liga Nacional).

A equipe comandada pelo técnico italiano Nicola Negro repete uma temporada quase perfeita, como fez antes da pandemia de Covid-19, que interrompeu a Superliga sem a definição de um campeão em 2020.

A principal força do voleibol nacional na atualidade também é o atual campeão mineiro e sul-americano, ambos disputados em 2020, e da Copa do Brasil, em 2021, todos derrotando o Praia na decisão.

Mesmo depois de perder as ponteiras da seleção brasileira Natália (para o Dínamo Moscou) e Gabi (para o VakifBank Istambul) após a conquista de 2019, a equipe se reforçou com a ponteira Pri Daroit e a central bicampeã olímpica Thaísa, destaques da conquista consumada nesta segunda ao lado da levantadora Macris. Thaísa, 33, foi eleita a melhor jogadora da competição.

Dono da melhor campanha, com apenas uma derrota em 22 jogos na fase de classificação da Superliga, o Minas chegou à decisão como o favorito ao título, mas sofreu diante da estratégia do Praia no primeiro duelo da série.

O time da capital não perdia desde 27 de novembro de 2020, quando fora derrotado pelo Osasco na primeira fase. Contra o Praia, o último tropeço até então havia sido no dia 7 de novembro de 2019, na decisão do Campeonato Mineiro.

Na segunda partida da série melhor de três, o Minas bateu cabeça no começo e, mais uma vez, o Praia, liderado pela ponteira Fernanda Garay, teve início arrasador. Mas o time de Belo Horizonte contou com a boa fase de Pri Daroit, eleita a melhor da partida, para reagir diante das praianas e forçar o terceiro confronto.

Agora, algumas das destaques da Superliga viram a chave para defender a seleção brasileira na Liga das Nações, a partir de maio, e na Olimpíada de Tóquio, em julho e agosto.

Na quarta (7) começam as semifinais da Superliga Masculina, também com concentração e isolamento em Saquarema.

Como assinar o DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter