Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Mirassol será quinto clube a estrear na Série A desde a era dos pontos corridos; veja lista

Além dos paulistas, outras quatro equipes também tiveram a mesma sensação no passado. Apenas um segue na elite

Equipe do Mirassol Equipe do Mirassol  - Foto: Marcos Freitas/ Agência Mirassol

Grande surpresa na lista dos quatro clubes que conseguiram o acesso à Série A, o Mirassol será o quinto na história a estrear na elite nacional desde que o campeonato adotou o sistema de pontos corridos, em 2003. Tudo isso no ano do centenário. Um feito enorme para a pequena cidade homônima de pouco mais de 60 mil habitantes, que se acostumou nos últimos anos a ver a equipe amarela subir degraus importantes no Brasil.

O Mirassol tem no currículo títulos das Séries D (2020) e C (2022). Com um moderno Centro de Treinamento de R$ 15 milhões, o clube é comandado pelo técnico Mozart Santos e teve como principal destaque na temporada o centroavante Guilherme Dellatorre, autor de 10 gols, além do goleiro Alex Muralha, que ajudou o Leão a ter a melhor defesa da Série B, com apenas 26 gols tomados. 

 

Caçulas

Antes do Mirassol, o primeiro clube que estreou na Série A já no atual modelo de disputa foi o Brasiliense, em 2005. A equipe do Distrito Federal foi rebaixada, terminando em último e, desde então, não voltou mais à elite. Em 2008, foi a vez do Ipatinga ocupar uma vaga no Brasileirão. Os mineiros seguiram o mesmo caminho, caindo na mesma temporada, na lanterna, e jamais voltando.

No ano seguinte, foi a vez de o Grêmio Barueri estrear na elite. Na temporada inicial, o clube terminou em 11º. Na seguinte, porém, foi rebaixado, ficando em último - quando já se chamava Grêmio Prudente.

Por fim, o mais recente da lista foi o Cuiabá, em 2021. O clube ficou em 15º na estreia, seguindo na elite também nos dois anos seguintes, ocupando a 16ª (2022) e 12ª (2023) posições. Neste ano, contudo, o Dourado está em 19º, a caminho da queda à Segundona. 

O Grêmio Barueri está sem divisão, enquanto Ipatinga e Brasiliense estão na Série D. O Mirassol subiu em 2024 ao lado de Santos, Sport e Ceará. Rival da equipe paulista, o Novorizontino chegou a brigar também pelo acesso e poderia estar nesta lista, mas caiu de nível na reta final e ficará mais um ano na Série B.

Veja também

Seleção brasileira feminina de futebol se adapta ao fuso horário em 1º treino na Austrália
Futebol

Seleção brasileira feminina de futebol se adapta ao fuso horário em 1º treino na Austrália

Recife Vôlei investe na união entre experiência e juventude das levantadoras para Superliga B 2024
Vôlei

Recife Vôlei investe na união entre experiência e juventude das levantadoras para Superliga B 2024

Newsletter