LUTO

Morre Dona Maria José, torcedora símbolo do Sport; velório será no clube

Dona Maria José estava com 98 anos e em cuidados paliativos num hospital

Dona Maria no estádio da Ilha do RetiroDona Maria no estádio da Ilha do Retiro - Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife (SCR)

O Sport perdeu, no início deste domingo (10), uma de suas mais ilustres torcedoras: Dona Maria José. Aos 98 anos, ela foi vítima de múltipla falência dos órgãos, em decorrência de complicações de um câncer. A rubro-negra estava internada em uma unidade de saúde no Recife desde julho, onde recebia cuidados paliativos. O quadro se agravou. O Sport lamentou a morte da torcedora e decretou luto oficial de três dias. 

O velório de Dona Maria José acontece durante a tarde deste domingo, na sede da Ilha do Retiro. Aberto ao torcedor que desejar dar o último adeus à icônica rubro-negra, o cerimonial de celebração será nesta segunda-feira (11), às 8h, também na sede do clube. O enterro, por sua vez, será realizado logo em seguida, às 11h, no Cemitério de Santo Amaro, área central da capital pernambucana. 

Através das redes sociais, o Sport fez uma bela homenagem à Dona Maria. "Um símbolo de grandeza, amor, paixão, força e resistência. Que honra ter passado tantos anos ao seu lado e saber que seu nome estará ligado para sempre à nossa história, Dona Maria. Foram 98 anos de frevo, alegria e preto e vermelho. Eterna!", publicou o Leão. 

Sempre presente nos jogos do clube do coração, Dona Maria teve que se ausentar da torcida durante o período da pandemia da Covid-19. Vacinada, retornou à sua segunda casa no início da atual temporada, mas logo voltou a ser "desfalque" por motivos de saúde. Entre as diversas homenagens recebidas pelo Sport ao longo dos anos, a última foi no ano passado. Na oportunidade, a rubro-negra de Nazaré da Mata foi condecorada com uma placa. 

Homenagens dos rivais

Logo após a notícia da morte de Dona Maria e das homenagens feita pelo Sport nas redes sociais, Náutico e Santa Cruz também deram o último adeus à Dona Maria José. Em publicação feita pelo Rubro-negro no X, o perfil oficial do Tricolor comentou: "Que Dona Maria descanse em paz. Torcedores assim nos fortalecem, sempre. Força aos familiares". No mesmo post, o Ceará, que decidiu a Copa do Nordeste com o Leão neste ano, também prestou condolências. "Descanse em paz, Dona Maria". 

O Náutico, por sua vez, fez uma publicação à parte para homenagear a torcedora rubro-negra. "Foi com tristeza que recebemos, neste domingo (10), a notícia do falecimento de Dona Maria, torcedora símbolo do @sportrecife. Exemplo de luta e resistência, Dona Maria encantou a todos com a sua alegria e bravura. Em um momento como este, de partida e de muita dor, não pode haver rivalidade. Por isso, deixamos aqui nossos sentimentos aos amigos, familiares e admiradores". 

Veja também

Sport: Ao lado do presidente Yuri Romão, Pepa conhece a Ilha do Retiro
Sport

Sport: Ao lado do presidente Yuri Romão, Pepa conhece a Ilha do Retiro

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024
FUTEBOL

Taça dos Povos Indígenas terá sua primeira edição em 2024

Newsletter