Morre José Botafogo Gonçalves, diplomata e ex-ministro da Indústria, aos 89 anos
Atualmente, ocupava o cargo de vice-presidente emético do Centro de Relações Internacionais (Cebri)
O diplomata e ex-ministro da Indústria José Botafogo Gonçalves morreu nesta sexta-feira, 8, aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Nascido em Belo Horizonte, Gonçalves era graduado ciências jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).
Por um breve período, entre 1998 e 1999, foi ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo no governo de Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, era vice-presidente emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).
"Lamentamos profundamente e expressamos nossas condolências à família, amigos e colegas do embaixador", declarou a organização em nota.
Leia também
• Catar deixa de ser mediador na guerra em Gaza, diz fonte diplomática
• Ataque de homem-bomba mata ao menos 24 pessoas em estação de trem no Paquistão
• Anistia no Congresso, trama golpista, candidatos: 6 recados de Bolsonaro após a vitória de Trump
Gonçalves começou na carreira diplomática em 1960. Ele ocupou o cargo de embaixador na Argentina de 2002 a 2004 e de embaixador especial de assuntos do Mercosul. Além disso, atuou nas embaixadas do Brasil em Moscou, Roma, Santiago, Paris e Bonn.
Em 1983, integrou a delegação responsável por renegociar a dívida externa brasileira e, entre 1985 e 1987, foi vice-presidente de Relações Externas do Banco Mundial, em Washington.
O diplomata deixa a esposa, Susana, os filhos Frederico, Rodrigo e Luciana, e sete netos.
"O ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, e a secretária-geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, em nome do Itamaraty, expressam à família e aos muitos amigos e amigas do embaixador José Botafogo Gonçalves as mais sentidas condolências", disse o ministério, também por meio de nota.